sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dilma desaba, Bolsa dispara.





O Ibovespa dispara nesta abertura, movido pela pesquisa Datafolha de hoje. Apesar de mostrar queda dos adversários da presidente da República, Dilma Rousseff, o levantamento mostra Dilma com queda de 37% para 34% e, segundo operadores, amplia as chances de segundo turno.
Às 10h30, o índice da Bolsa paulista avançava 2,78%, para 52.992 pontos. Petrobras PN ganhava 5,7% e Vale PNA tinha elevação de 1,3%.
Um profissional de um grande banco estrangeiro diz que sua visão sobre os próximos passos do Ibovespa mudou após a pesquisa. Segundo ele, o que poderia ser um mês de lado, sem grandes sobressaltos, pode se mostrar mais movimentado do que o esperado, em função dessa queda. “O número surpreendeu. O mercado esperava que Dilma se estabilizasse num patamar mais próximo dos 40%”, afirma esse analista. (Valor Econômico)

Datafolha: Aécio é o candidato da mudança desejada por 74% dos brasileiros.

Clique na imagem para ampliar. O que Datafolha mostra? Aécio na frente de Dilma como o líder que pode levar o país à mudança. O tucano tem 21% contra 16% da petista. 74% quer ações diferentes do presidente. Em resumo: querem um novo presidente. E a pesquisa indica que Aécio Neves é o nome.


O pessimismo com o futuro da economia disparou e bateu recorde, mostra a mais nova pesquisa Datafolha. Segundo o levantamento, 36% dos brasileiros acham que a situação vai piorar nos próximos meses --taxa oito pontos maior que a da pesquisa anterior, do início de maio.
É a primeira vez que o grupo dos pessimistas supera o dos que acham que tudo fica como está --opinião compartilhada hoje por 32%.
O Datafolha entrevistou 4.337 pessoas entre terça (3) e quinta (5) em 207 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.
O levantamento mostra aumento no número de pessoas que está com medo da inflação e até do desemprego, indicador ao qual o governo tem se agarrado para sustentar que a situação econômica não é tão ruim quanto apontam os seus críticos.
Em comparação com a pesquisa de maio, o conjunto das pessoas que acreditam em aumento do desemprego nos próximos meses cresceu seis pontos e atingiu 48%, recorde sob Dilma, somente inferior aos 59% registrados em março de 2009, no auge da crise financeira global, no governo do ex-presidente Lula.
Nos últimos meses, as montadoras intensificaram a concessão de férias coletivas, o que pode ter contribuído para aumentar a sensação de que o emprego corre perigo.
No campo da inflação, apesar das promessas de Brasília de que os preços ficarão sob controle, 64% da população pensa o contrário e acha que a inflação vai subir.
Com isso, o medo do aumento do custo de vida volta ao patamar recorde de abril, depois de cair no levantamento do mês passado e dar a impressão de que o pessimismo com a inflação tinha começado a diminuir.
Como consequência, aumentou também o medo de empobrecer. A porcentagem de brasileiros que espera diminuição no poder de compra dos salários cresceu de 34% para 38%. Esse índice era de 28% em novembro do ano passado e vem subindo.
A aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff caiu, aproximando-se do ponto mais baixo a que sua popularidade chegou no ano passado, em meio às manifestações de rua de junho.
Segundo o Datafolha, 33% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom, e 28% acham que ele é ruim ou péssimo, taxa dois pontos maior que a da última pesquisa. A nota dada pelos entrevistados ao governo foi 5,6, a mais baixa desde março de 2011. (Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário