quinta-feira, 22 de maio de 2014

Polícia Civil do Rio faz mais 24 horas de paralisação



Os agentes decidiram, em assembleia, estender o movimento encerrado nacionalmente. Às 8h de quinta, um grupo se encontra com o governador

Daniel Haidar, do Rio de Janeiro
Policiais em greve se reunem na Cidade da Polícia, no Rio
Policiais em greve se reunem na Cidade da Polícia, no Rio (Marcelo Carnaval/Agência O Globo)
Os policiais civis do Rio de Janeiro decidiram continuar de braços cruzados nesta quinta-feira, mesmo depois de encerrada a paralisação nacional da categoria. A continuação da greve foi votada pela maioria presente em uma assembleia que teve início às 19h, na Tijuca, Zona Norte da capital. Um grupo de vinte agentes tem encontro marcado com o governador, Luiz Fernando Pezão, e o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, às 8h. Ao meio-dia, os grevistas realizam nova assembleia, na Cidade da Polícia, para decidir os rumos do movimento.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio (Sindpol), Francisco Chao, acusa o governo de querer ganhar tempo marcando uma nova reunião. "Quem quer, faz agora. Quem não quer, enrola. A verdade é essa." Segundo ele, já estava acertado com o governo a incorporação de uma gratificação de 850 reais ao salário-base dos agentes - principal reivindicação. No fim do mês de abril, porém, Pezão pediu que eles esperassem até 15 de maio e, nesta data, prometeu uma solução em 10 de junho, ainda de acordo com o sindicalista.
Na terça-feira, o governador chegou a afirmar que já havia dado um aumento à categoria acima da inflação, e que eles não receberiam novo benefício. Nesta quarta, contudo, ele recuou e, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que "ainda não sabe o que poderá ser feito, mas está dialogando e analisando as possibilidades".
Leia também: Policiais civis ameaçam fazer protestos durante a Copa
País - A paralisação nacional de 24 horas, que teve início à 0h desta quarta-feira, foi avaliada como "positiva" pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), de onde partiu a convocação aos sindicatos. Ainda assim, a categoria não descarta a possibilidade de realizar novos atos - inclusive protestos - durante a Copa do Mundo, que começa no próximo dia 12 de junho. Tudo depende de como os governos, principalmente o federal, vão reagir às reivindicações dos agentes. A principal exigência das categorias envolvidas é que o país tenha uma "política nacional de segurança pública".
"Nossa posição está dada. O governo sabe o que queremos, e este foi o primeiro alerta. Se não formos chamados a compor um grupo de trabalho com o Ministério da Justiça, faremos o segundo movimento, o terceiro, quantos acharmos necessários, para mostrar à imprensa e à população a situação calamitosa na qual se encontra a segurança pública do país", disse ao site de VEJA o presidente da Cobrapol, Jânio Gandra. Ele ressalva, porém, que novas paralisações estão descartadas. "Entendemos que não seria correto. Os turistas que estão chegando ao país para curtir o evento não têm culpa", afirma.
Leia também:
Governo federal trata paralisação de policiais como greve ilegal
Policiais do Rio protestam para ter imprensa em reunião

Nenhum comentário:

Postar um comentário