sábado, 22 de fevereiro de 2014

Opositores ucranianos assumem controle do prédio presidencial em Kiev






Presidente Viktor Yanukovych teria abandonado a capital da Ucrânia

22 de fevereiro de 2014 | 10h 59

Um grupo de opositores do governo ucraniano ocupou e assumiu o controle do palácio presidencial em Kiev, neste sábado. Segundo afirmam líderes do parlamento, o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, abandonou a capital um dia depois do acordo firmado que tenta acabar com a onda de violência no país. As informações são do jornal americano The New York Times.
Membros de um grupo de oposição da cidade de Lviv chamados de "The 31st Hundred" (a Trigésima Primeira Centena, em português), - carregando porretes e alguns deles portando máscaras - controlavam as entradas do prédio presidencial na manhã deste sábado.
Vitali Klitschko, um dos três líderes oposicionistas que assinaram o acordo para pôr fim à violência, reforçou a tese de que o presidente havia abandonado Kiev, mas afirmou que o paradeiro dele ainda é desconhecido. Membros da oposição especulam que Yanukovych tenha ido para Kharkiv, na parte nordeste da Ucrânia.
Os manifestantes alegaram ter dominado outras regiões de Kiev. Na manhã de sábado, eles asseguraram ter o controle de vias de interseção importantes e também de todo distrito do governo da cidade. Essas regiões foram abandonadas pelos policiais, que deixaram para trás caminhões militares e colchões incinerados, além de montes de lixo que serviam de barricada contra o avanço dos opositores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário