sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Geminid: a mais intensa chuva de meteoros acontece esta noite

article image
luzes da cidade e a lua crescente podem dificultar a visualização da chuva de meteoros (Reprodução/Internet)
CHUVA DE LUZ


Chuva de cerca de 100 meteoros por hora, a mais intensa do ano, acontece nesta sexta feira, 13, a partir de meia noite

fonte | A A A
A mais intensa chuva de meteoros do ano está definida para ter seu pico na noite desta sexta-feira, 13. A Nasa prevê cerca de 100 meteoros por hora.
A Geminid é uma chuva de meteoros anual e pode ser vista de quase qualquer ponto da Terra. Os astrônomos dizem que o melhor horário para ver a ação é entre meia-noite e o nascer do Sol. Enquanto a maioria das chuvas de meteoros vêm de cometas, Geminid é diferente porque o “pai” é um asteroide chamado 3200 Phaethon.
“De todos os detritos que passam pela Terra, a Geminid “é de longe a mais maciça”, disse o astrônomo da Nasa Bill Cooke. A chuva Geminid leva o seu nome a partir da constelação de Gêmeos, de onde acreditam-se que ela se origina. O fenômeno acontece entre o dia 12 e o dia 16 de dezembro, mas a Lua crescente, bastante brilhante, pode tornar a visualização complicada.
Ficar longe da luz artificial das cidades dará aos observadores uma chance melhor de ver os meteoros. Um meteoro – muitas vezes chamado de estrela cadente – é o raio de luz causado quando um fragmento de meteoro entra na atmosfera e se queima.
Asteroides, cometas, meteoros: um guia rápido
Asteroide: um corpo inativo, relativamente pequeno, que orbita o sol.
Cometa: um corpo relativamente pequeno, às vezes ativo, objeto cujo gelo pode vaporizar na luz solar, formando uma atmosfera de gás e poeira e, às vezes, uma cauda de poeira ou gás.
Meteoroide: uma pequena partícula de um cometa ou asteroide que orbita o sol.
Meteoro: Os fenômenos de luz que resultam quando um meteoroide entra na atmosfera da Terra e vaporiza. É a famosa ‘estrela cadente’.
Meteorito: um meteoroide que sobrevive a sua passagem através da atmosfera da Terra e pousa sobre a superfície da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário