segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Aluna da USP que caiu em fosso de elevador será enterrada no ABC




Estudante de Letras de 19 anos havia saído de uma festa no campus.
Enterro deve acontecer na manhã desta segunda, em São Bernardo.

Do G1 São Paulo
452 comentários
A estudante de 19 anos que caiu no fosso do elevador de um prédio abandonado no campus Butantã, da Universidade de São Paulo (USP), Zona Oeste da capital paulista, será enterrada na manhã desta segunda-feira (16). A cerimônia deve acontecer às 11h no Cemitério Vila Paulicéia, em São Bernardo do Campo, no ABC.
O acidente ocorreu na madrugada de domingo (15). Amigos da estudante Bruna Barboza Lino, do 1º ano do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), disseram à Polícia Civil que estavam em uma festa e ficaram próximo ao local do acidente "para esperar o tempo passar", o que durou cerca de duas horas. Depois de avisar uma das colegas, a estudante teria ido fazer suas necessidades fisiológicas.
Pouco depois, os amigos ouviram um grito e constaram que Bruna havia caído de uma altura de três andares, onde se localiza o fosso de um elevador inexistente. Um dos colegas retirou a vítima do fosso e chegou a fazer os procedimentos de primeiros socorros, sem sucesso.
A Guarda Universitária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados. "Ele (o amigo) auxiliou a Bruna, tirou ela do fosso, para tentar fazer todos os procedimentos de socorro. Posteriormente, os próprios alunos chamaram o Samu", disse a irmã da estudante, Bárbara Barbosa Lino.

Amigos e familiares de Bruna reclamaram da falta de assistência da USP. "Estamos aqui nesse momento sem ninguém da instituição para nos dar o mínimo de respaldo, o mínimo de acompanhamento, nem que seja social ou psicológico", afirmou Estevão da Silva Barros, pai de um amigo da Bruna.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado, a autoridade policial observou que no local do acidente havia uma fita de contenção, iluminação escassa e latas espalhadas. "É um terreno abandonado, com estrutura de edificação não concluída, anexo ao Paço das Artes", informa o registro policial.

Responsável pelo Paço das Artes, a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo afirma que o prédio onde o acidente aconteceu não tem relação com a pasta. "O espaço, apesar da proximidade, não tem qualquer relação com o Paço das Artes, que estava fechado no momento do incidente", afirma a secretaria em comunicado. "O Paço das Artes lamenta profundamente o acidente ocorrido na madrugada deste sábado na estrutura em construção ao lado do museu."

Em nota, a USP "lamenta profundamente o falecimento da estudante do 1º ano do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)" e diz que "o prédio onde ocorreu a morte da aluna não pertence à universidade, mas sim ao Instituto Butantan". O Instituto Butantan também lamentou a morte e informou que está à disposição para as investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário