sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O BELÍSSIMO EXEMPLO DO PARAGUAI: Pressão popular leva senador paraguaio a perder imunidade



  • Após duas semanas, Parlamento volta atrás e cassa proteção de Victor Bogado
  • Reação foi resultado direto de uma inédita campanha em repúdio aos 23 congressistas que tinham inocentado político em primeira votação
JANAÍNA FIGUEIREDO (EMAIL)
CORRESPONDENTE
Publicado:
Atualizado:


Bogado, à direita, na posse do presidente Federico Franco, em junho do ano passado
Foto: GUSTAVO SEGOVIA / AFP

Bogado, à direita, na posse do presidente Federico Franco, em junho do ano passadoGUSTAVO SEGOVIA / AFP
BUENOS AIRES — Duas semanas depois de ter votado a favor da preservação da imunidade parlamentar do senador colorado Victor Bogado, acusado de ter solicitado a contratação da babá de seus filhos na empresa Itaipu, o Senado paraguaio voltou atrás e retirou a imunidade do político por unanimidade, em nova votação nesta quinta-feira. A reação dos senadores foi consequência direta de uma inédita campanha da cidadania em repúdio aos 23 congressistas que, em meados deste mês, inocentaram Bogado, que agora poderá ser processado pela Justiça.
Nas duas últimas semanas, lojas, restaurantes e até mesmo shoppings de Assunção aderiram à campanha e colocaram em suas portas cartazes rejeitando a presença dos senadores. Alguns congressistas chegaram a ser expulsos de restaurantes da capital paraguaia. A pressão foi tão grande, que o próprio Bogado pediu uma segunda votação.
- Estou nesta situação por ajudar sem olhar classes sociais - disse o senador, que já enfrentou outros pedidos de suspensão de imunidade parlamentar.
Segundo documentos divulgados no país, Bogado solicitou a contratação da babá de seus filhos, Gabriela Quintana, com um salário de US$ 1.700. Depois que o escândalo veio à tona, Gabriela foi demitida e indenizada.
Nos últimos dias, alguns senadores se arrependeram publicamente de terem votado a favor da proteção de Bogado, respaldada por colorados e por representantes do Partido Liberal. O senador, segundo jornalistas locais, tem péssima imagem no país, principalmente pelo expressivo aumento de seu patrimônio nos últimos anos. Após a primeira votação, foram realizadas manifestações em todo o país exigindo a renúncia dos 23 senadores que apoiaram Bogado.
Também nesta quinta, os parlamentares anularam uma decisão anterior sobre Carlos Filizzola, ex-ministro do Interior do governo Fernando Lugo, deixando o caminho livre para que um juiz peça a suspensão de sua imunidade. Ele é acusado de sobrefaturamento na compra de helicópteros para a Polícia Federal.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/pressao-popular-leva-senador-paraguaio-perder-imunidade-10910886#ixzz2m1yNj9ZM 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário