terça-feira, 22 de outubro de 2013

Escutas revelam preso no noroeste paulista ordenando morte de policial




Eles estão em presídios, mas mesmo assim comandam crime organizado. 
Três desses criminosos estão na penitenciária de Lavínia.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
4 comentários
As investigações do Ministério Público sobre uma  facção criminosa de São Paulo apontam que parte do comando desses bandidos está na região noroeste paulista. Em Mirandópolis (SP), está preso um suspeito identificado como Matheus e dele também partiam as ordens para matar policiais na região de Campinas.
Em Mirandópolis, Matheus dava ordens por celular para matar policiais para integrantes da facção. No mesmo presídio está o Canela, um dos responsáveis por guardar armamento da facção. Todos os presos são condenados da Justiça cumprindo pena em presídios de segurança máxima que, por lei, deveriam estar isolados do mundo externo, mas não estão.
Matheus: Já tem em vista a casa (policial) ali, já tem o nome da rua (endereço), mas já foi até lá pra ver se já embicava para dentro da casa lá, só que não estava lá no momento, entendeu?
Integrante: Mas vê se os parça tem como concluir lá para passar essa situação até amanhã para nós, parça. Foi o que eu falei para os irmãos: irmão pode fica tranquilo que a 19 (Campinas) aí não vai passar vergonha não. É um (policial morto), é um. É dois, é dois. É três, é três. Então é um, então é um só irmão, então está tranquilo. Falei que vergonha a 19 não vai passar não, entendeu Matheus.
Integrante de facção durante conversa com Matheus (Foto: Reprodução / TV Tem)Integrante de facção durante conversa com Matheus
(Foto: Reprodução / TV Tem)
Na penitenciária de Riolândiax está Nanico, o chefe que comanda a facção na Baixada Santista, e todas as ordens eram dadas a 600 quilômetros de distância.
Nanico: “O cara fez uma que nós vai ter que ir na caminhada (resgate) de qualquer jeito”
Integrante: É?!
Nanico: Bagulho de liberdade, entendeu?
Integrante: Mas como é isso, é obrigado a ir?
Nanico: Não, não está no estatuto?! No estatuto nosso parceiro?  É claro que é obrigado. Se o cara pediu o apoio nosso, tem que dar parceiro.
Chefes no noroeste paulista
Nove chefes da facção criminosa estão em penitenciárias do noroeste paulista. Eles foram investigados pelo Ministério Público nos últimos três anos. De acordo com a denúncia, os integrantes ordenam crimes, a distribuição de drogas, comandam pontos de tráfico, pedem o resgate de presos e a morte de policiais.
Três desses criminosos estão na penitenciária de Lavínia (SP), outros três estão presos em Mirandópolis (SP), dois em Valparaíso (SP) e um na penitenciária de Riolândia (SP). De acordo com a denúncia da promotoria, a facção usa o DDD de cada região, o código dos telefones, para dividir o comando das operações criminosas. A área de São José do Rio Preto (SP), por exemplo, para os bandidos é a região 17. A região de Araçatuba (SP) é a 18.
Escutas telefônicas feitas pelo Ministério Público, com autorização da Justiça, mostram em um dos trechos, os presos dando ordens de um celular de dentro da penitenciária de Lavínia para condenados da penitenciária de Presidente Venceslau (SP). Os criminosos, apontados pela denúncia como Mexicano e Lecão, organizam o resgate de detentos na região de Campinas (SP).
Conversa com o chefe da facção na Baixada Santista (Foto: Reprodução / TV Tem)Conversa com o chefe da facção na Baixada Santista
(Foto: Reprodução / TV Tem)
Mexicano e Lecão foram presos em maio de 2012 em uma chácara alugada pela quadrilha em Potirendaba (SP). Um outro integrante da facção, conhecido como Ventania, também foi preso e  com eles foram encontradas várias armas. A Justiça de São José do Rio Preto já havia expedido ordem de prisão contra  Ventania e Lecão por tráfico de drogas e homicídio. No dia da prisão, as escutas revelaram que os criminosos se organizaram para definir novas ordens.
Integrante: “O Brian mesmo vai vir trazer aqui aquelas caminhadas (resgate) lá que está faltando do irmãozinho que foi em cana lá. Peraí rapidinho que a viatura está aqui do meu lado.”
Lecão : “Que nem você falou do progresso (CPP) mesmo irmão, não vai ter como nós pegar, quer dizer, essa caminhada (resgate) o Gustavo mesmo pega, seu afilhado aí. A gente vem, se você acha que depois ele leva pra nós também, nós dá um jeito de levar, entendeu?”
O Tribunal de Justiça de São Paulo vai decidir ainda nesta semana se 35 presos da facção criminosa vão cumprir pena em regime disciplinar diferenciado, o RDD, onde o interno fica sem comunicação com a família e com outros detentos. O pedido é do Ministério Público, que denunciou os integrantes à justiça, por vários crimes.
Na última visita à região, no começo do mês, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que a Secretaria de Administração Penitenciária está comprando equipamentos para bloquear os celulares nos presídios. Os sistemas anteriores prejudicavam o sinal também nas áreas vizinhas. A segurança foi reforçada do lado de fora da maioria das unidades de todo o estado.
Mesmo em presídios do noroeste paulista, integrantes comandam o crime (Foto: Reprodução / TV Tem)Mesmo em presídios do noroeste paulista, integrantes comandam o crime (Foto: Reprodução / TV Tem)

veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário