quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Incêndio em São Francisco do Sul pode durar até esta sexta




Previsão é do Corpo de Bombeiros, que tenta conter propagação da fumaça; chamas em galpão de fertilizantes começaram no fim da noite de terça-feira, 24, após explosão
26 de setembro de 2013 | 11h 05

Tomás M. Petersen - Especial para o Estado


FLORIANÓPOLIS - Mais de 30 horas após o início do incêndio químico em São Francisco do Sul, o comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina estima que os trabalhos de contenção continuarão até sexta-feira, 27. "Temos que conter a fumaça e chegar até o centro da reação química para neutralizá-la", disse o coronel Marcos Oliveira nesta quinta-feira, 26. Com uma retroescavadeira, as equipes retiram parte do material que está intacto, para diminuir o risco de explosões.

Veja também:
Após incêndio em SC, nuvem de gás pode chegar a SP
SC decreta estado de emergência em São Francisco do Sul
Fumaça tóxica força retirada de famílias de cidade de SC
Veja Galeria de fotos do acidente


Arcanjo/Corpo de Bombeiros de SC/Divulgação
Mais de 200 mil litros de água já foram usados para resfriar reação química

Desde a madrugada de quarta-feira, 25, quando os bombeiros foram acionados, foram utilizados mais de 200 mil litros de água. No depósito estavam armazenados 10 mil litros de fertilizante à base de nitrato de amônia, produto químico oxidante, que produz fumaça sem chamas. Por isso, o objetivo é resfriar a reação.

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) também está atuando no local. Durante o incêndio o trabalho é de auxílio no controle. Depois, técnicos irão investigar se a fumaça causou algum tipo de dano ambiental. "Vamos fazer estudos da qualidade do ar, solo e água periodicamente para levar informação e segurança às pessoas" prometeu o presidente Gean Loureiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário