sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Governo estuda dar proteção a jornalista que municia o ‘Fantástico’




ESPIONAGEM AMERICANA


Glenn Greenwald tem nas mãos diversas 'bombas' para explodir a cada domingo no programa

por Claudio Carneiro
fonte | A A A
article imageJornalista, advogado e cotado entre os 25 comentaristas políticos mais brilhantes dos Estados Unidos, o americano Glenn Greenwald escolheu o Brasil para viver. Com conexões e fontes em todo o mundo, ele acabou se transformando numa espécie de porta-voz do ex-espião americano Edward Snowden – que abandonou casa no Havaí, salário de US$ 30 mil por mês e uma linda namorada para denunciar documentos secretos de Washington e se transformar no homem mais procurado do mundo.
Asilado em algum lugar na Rússia, Snowden não corre riscos imediatos. O mesmo, no entanto, não se pode dizer de Greenwald que tem abastecido o programa “Fantástico” com nitroglicerina pura contra seu próprio país. A primeira matéria denunciou que os cidadãos comuns eram espionados pelas forças de inteligência americanas. Em seguida, veio a certeza de que a própria presidente Dilma era alvo dos arapongas americanos. A mais recente revelação de Greenwald mostra que também a Petrobras foi vítima de espionagem, fato que confirma a violação de segredos da estatal com vistas a vantagens comerciais – coisa que até os Estados Unidos tinham como imperdoável. O que virá por aí no próximo domingo, só mesmo Zeca Camargo e Tadeu Schmidt sabem. As chamadas do programa começam nesta quinta.
Fato é que – a pedido da CPI da Espionagem no Senado – o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e a nossa Polícia Federal estudam dar proteção para Greenwald. Pode ser desde uma mera escolta até a troca de identidade e mudança de cidade. Tudo depende da escolha do protegido.  Isso significa que o jornalista corre sérios riscos. Greenwald trabalhou com Snowden em reportagens sobre os sistemas de monitoramento americano e britânico. É um arquivo vivo e perigoso – para os padrões americanos.
O que parece um roteiro de um excelente filme de espionagem e suspense não passa de crua realidade – mesmo que com doses de absoluta ficção. Greenwald tem nas mãos diversas “bombas” para explodir a cada domingo no programa. Barack Obama deve sentir calafrios quando acaba o “Domingão do Faustão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário