quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dois meses após enterro no Grande Recife, Dominguinhos é sepultado de novo no agreste





PUBLICIDADE
 
DANIEL CARVALHO
DO RECIFE
Ouvir o texto
Atualizado às 16h49.
Num evento que começou às 6h desta quinta (26/9), o corpo do cantor e compositor Dominguinhos foi transferido nesta quinta-feira (26) de Paulista, na região metropolitana do Recife, para Garanhuns, no agreste do Estado, onde foi construído um mausoléu.
Dois meses após ser enterrado, o corpo foi exumado nesta manhã e seguiu um percurso de cerca de 230 km até a cidade natal do sanfoneiro. O trabalho de abertura do túmulo foi acompanhado pela Vigilância Sanitária do Estado.
O caixão foi conduzido por uma limusine preta.
Segundo o "Jornal do Commercio", o corpo de Dominguinhos foi sepultado em Garanhuns no início da tarde, em cerimônia fechada para amigos, parentes e autoridades --às 14h30, o cemitério foi aberto ao público.

Traslado do corpo de Dominguinhos

 Ver em tamanho maior »
João Carlos Mazella/JCM/Fotoarena/Folhapress
AnteriorPróxima
Funcionários conduzem caixão com corpo do sanfoneiro Dominguinhos no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife
Pela manhã, após deixar o cemitério em Paulista, o cortejo parou no restaurante de comida nordestina "Arriégua", de Luiz Ceará, um dos melhores amigos do artista, no bairro da Várzea, zona oeste do Recife. No local, que Dominguinhos frequentava, houve uma bênção para que o caixão seguisse.
A exemplo do velório e do enterro de Dominguinhos, em 25 de julho, a nova despedida também foi ao som de forró.
Morto aos 72 anos vítima de um câncer de pulmão contra o qual lutou por seis anos, Dominguinhos foi enterrado no cemitério Morada da Paz, depois de um longo embate entre o primeiro filho do sanfoneiro, Mauro Moraes, 53, e a cantora Liv Moraes, filha do artista com Guadalupe Mendonça.
Mauro queria enterrar o pai em Garanhuns. Numa entrevista antiga à Rádio Jornal, do Recife, Dominguinhos afirmou desejar ser enterrado na cidade.
"Se por acaso tu morrer, tu vai para Garanhuns, Santo Amaro [bairro do Recife onde se localiza um cemitério homônimo] ou fica por São Paulo?", perguntou o radialista Geraldo Freire.
"Ave Maria, eu sempre falo de Garanhuns", respondeu Dominguinhos.
No entanto, Mauro foi voto vencido pela outra família de seu pai. Ele entrou com um pedido de antecipação de tutela na 1ª Vara Cível de Paulista para tentar levar o corpo de Dominguinhos a Garanhuns.
Recentemente, os familiares entraram em acordo, e a Prefeitura de Garanhuns construiu um mausoléu para receber o corpo de Dominguinhos.
A administração municipal não informou o quanto gastou na obra feita em granito, com uma imagem do artista em aço e um trecho da letra de "De Volta para o Aconchego". O mausoléu levou cerca de um mês e meio para ficar pronto.
A prefeitura preparou uma série de apresentações para o novo enterro de Dominguinhos. A programação inclui shows da filha do cantor e de artistas como Valdonys, Camarão, Salatiel e Cezzinha.
Também está previsto um discurso do prefeito do município, Izaías Régis (PTB).
HOMENAGENS
À Folha, Régis afirmou, em agosto, que pretende construir um monumento e um espaço cultural dedicados a Dominguinhos em Garanhuns.
Segundo o prefeito, o espaço cultural seria construído em uma casa tombada do século 19, de propriedade do município de Garanhuns. A casa fica na rua Tobias Barreto, ao lado de um antigo fórum da cidade.
"Seria um espaço de lembrança, e não um museu, das ideias que ele produziu na vida artística. Museu é um termo muito forte", diz. O acervo viria de doações. "Amigos e familiares de Dominguinhos, como a filha Liv, já demonstraram interesse em fazer doações de objetos do músico, como chapéus e discos."
O prefeito também pretende mudar o nome da Esplanada Cultural Guadalajara, espaço destinado à realização de eventos culturais em Garanhuns, para Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos.
Colaborou JULIANA GRAGNANI, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário