Unidade localizada em Itirapina (SP) terá capacidade anual para 120.000 unidades

A Honda Automóveis do Brasil anunciou nesta quarta-feira (7) que construirá mais uma fábrica no Brasil. Ela ficará na cidade de Itirapina, interior de São Paulo, e começará a operar em 2015. Segundo a Honda, a capacidade de produção será de 120.000 unidades por ano e o investimento previsto é de R$ 1 bilhão. Com relação a produtos, a fabricante informa apenas que será um veículo compacto da "classe do Fit", justificando a decisão pela grande demanda global por produtos nesse segmento. A fábrica terá 5,8 milhões de m² e vai empregar cerca de 2.000 funcionários.
Como a Honda sempre se preocupou com os impactos ambientais, a estrutura terá processos de produção mais curtos e alta tecnologia no processo de pintura. Somando a capacidade da fábrica que já existe em Sumaré, também no interior de São Paulo e localizada a cerca de 100 km de Itirapina, a Honda vai dobrar sua capacidade de produção, saindo de 120.000 unidades para 240.000. 
Outra novidade é que a Honda terá, em Sumaré, um centro de desenvolvimento e pesquisa que ficará pronto até o fim deste ano. Com isso, ela pretende ampliar e melhorar a qualidade de seus veículos na América do Sul. 
Um dos modelos que poderiam ser feitos na nova fábrica é o utilitário esportivo derivado da próxima geração do Fit, com as primeiras linhas antecipadas pelo protótipo Urban SUV Concept, revelado neste ano durante o Salão de Detroit e mostrado na foto acima. A versão difinitiva do modelo pode ser conhecida em 2014. Abaixo você confere uma pequena projeção feita pela Honda de como ficará a fábrica: 
Fábrica da Honda em Itirapina (SP)