terça-feira, 27 de agosto de 2013

Forças dos EUA estão preparadas para atacar Síria, diz chefe do Pentágono








Segundo Chuck Hagel, tropas esperam sinal verde de Obama para agir contra regime de Assad
27 de agosto de 2013 | 9h 49

CLÁUDIA TREVISAN - CORRESPONDENTE / WASHINGTON


(Atualizada às 14h55) WASHINGTON - As Forças Armadas americanas estão "prontas" para atacar a Síria assim que receberem do presidente Barack Obama a ordem para agir, afirmou hoje o secretário de Defesa, Chuck Hagel.

Veja também:
EUA, Grã-Bretanha e França indicam que preparam operação contra Assad
Síria acusa Kerry de mentir e ignorar trabalhos da ONU
Segunda visita de inspetores de armas químicas da ONU na Síria é adiada
Gilles Lapouge: os enigmas de Damasco


Bagus Indahono/EFE
Secretário de Defesa diz que armas químicas foram usadas na Síria

"Nós estamos preparados", declarou Hagel em entrevista à BBC durante visita ao Brunei. Segundo ele, equipamentos militares foram posicionados em lugares que permitem a execução de qualquer opção que Obama venha a adotar para retaliar a Síria pelo suposto uso de armas químicas contra sua população.

O governo dos EUA afirmam ser "inegável" que o regime de Bashar Assad foi o responsável pela ataque que deixou entre 500 e 1,3 mil pessoas mortas na semana passada em Ghouta, nas imediações de Damasco.

"Eu acredito que está bastante claro que armas químicas foram usadas contra a população na Síria", ressaltou Hagel. Mas ele foi menos enfático ao responsabilizar o regime de Assad do que o secretário de Estado, John Kerry, havia sido ontem. "Eu acredito que os serviços de inteligência vão concluir que não foram os rebeldes que usaram (as armas) e provavelmente haverá evidências de inteligência muito boas para mostrar que o governo da Síria é o responsável."

Mais tarde, o secretário de imprensa da Casa Branca, Jay Carney, afirmou que o presidente "Obama continua reunido com sua equipe de Segurança" para analisar o que deve ser feito. "O que está sendo analisado pelo presidente não é a questão se armas químicas foram usadas, já sabemos que foram, ou qual a responsabilidade do regime de Assad, sabemos que eles já usaram armas químicas antes. Obama analisa com sua equipe qual deve ser a resposta a isso."


Na segunda-feira, Kerry disse que não havia dúvidas de que o regime de Assad era o autor do ataque. Se autorizada, a ação contra a Síria terá um caráter limitado e não levará à invasão do país por tropas americanas e aliadas aos EUA.

O mais provável são ataques a alvos específicos a partir de aviões e navios de guerra estacionados no Leste do Mar Mediterrâneo. Hagel observou que quatro destróieres estão na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário