terça-feira, 30 de julho de 2013

O cerco fecha-se em torno do ucho.info e vejo-me na obrigação de partir para o tudo ou nada





(*) Ucho Haddad –
Quando criei o ucho.info, com o objetivo de fazer da notícia – como ela deve ser – uma trincheira da cidadania, jamais imaginei que poderia chegar tão longe. Ao longo desses doze anos e alguns dias, doei-me ao máximo, como se estivesse escrevendo pela última vez. Assim foi em cada um desses mais de quatro mil dias de dedicação ininterrupta. Escrevi cada vez mais, muito além da capacidade física, para continuar escrevendo ainda melhor no amanhã.
Em nenhum momento pensei em desistir, pois o ucho.info foi desde o primeiro dia a razão maior de uma história profissional, o ar necessário para existir como cidadão. Procurei oferecer sempre o melhor em termos de informações e análises políticas, mesmo que algumas vezes tenha patrocinado desapontamentos. Vale lembrar que jamais fugi da verdade, da lógica e da coerência. Esse triunvirato pautou cada instante do site, e continua a pautar, assim como da minha vida profissional. Fui duro ao tratar determinados assuntos, muitas vezes ácido ao fazer críticas, mas em nenhum momento agi com deslealdade, inclusive com os adversários, que sempre contaram com o meu respeito.
Se no começo não pensei em chegar tão longe, depois de ter vencido esse longo caminho não imaginei que um dia tivesse de desistir, mesmo contra a minha vontade. À medida que os artigos e matérias que levam a minha assinatura ganham o País, expondo de forma clara e didática a realidade brasileira, o cerco fecha-se cada vez mais em torno de um jornalista que sempre lutou e continua lutando pelo Brasil e pelos brasileiros.
Como já relatei anteriormente, nesses anos tudo foi tentado contra mim e minha família. O objetivo era derrubar o Ucho e o ucho.info, mas até agora resisti como pude. Abri mão do que tinha e do que não tinha, apenas porque o ideal precisava ser mantido a qualquer custo. No momento em que minha família passou a sofrer retaliações e ameaças, cheguei a pensar que era o fim antecipado. Mesmo assim, o Criador deu-me força e determinação para seguir em frente. Superei os desafios e redesenhei os conceitos para não interromper a caminhada que escolhi.
Diante da minha resistência, que ainda se mantém por causa da persistência, a estratégia adotada pelos donos do poder foi submeter-me a um estrangulamento financeiro sem precedentes, que de tão covarde provoca consequências em todas as searas da vida, começando pela saúde. Manter o equilíbrio do raciocínio debaixo de tanta pressão é algo que beira a desumanidade. Ouso dizer que tudo o que tenho enfrentado, em especial nos últimos dois anos, pode ser comparado a um processo de tortura mental. Mesmo assim, consegui preservar a clareza do pensamento, que sempre chegou de maneira desnuda e verdadeira a cada um dos leitores que tanto me honram.
Os milhares de elogios que recebi estão devida e cuidadosamente guardados, pois representam a fortuna que amealhei. Se não agradeci a todos, por um lapso de deselegância provocado pela escassez de tempo, aqui deixo mais um “muito obrigado” do fundo do coração. Saiba cada um que me dedicou alguns minutos do dia que isso refletiu de maneira positiva também em minha família, que encontrou nos elogios e na fidelidade dos leitores a força necessária para continuar me apoiando de maneira incondicional. Assim como faz até hoje.
Com a crise política crescendo na medida em que avançam as incertezas e escurece o horizonte, seguir adiante, desmoronando economicamente, tem sido uma das mais árduas tarefas que enfrentei em quase 55 anos de vida. Curvo-me diante de cada um dos que acreditaram no meu trabalho como jornalista e contribuíram financeiramente para que o ucho.info pudesse continuar. E espero que essas contribuições não cessem, pois não estou aqui a me despedir. Meu manifesto serve para dar conta da enorme e ameaçadora situação que me cerca. São inenarráveis as consequências do estrangulamento financeiro que me foi imposto, apenas porque escrevo a verdade. Fosse pouco, sobram intimidações de todos os naipes, o que compromete a sequência do cotidiano. Em suma, pago um preço caro demais por pensar e querer o melhor para o Brasil.
Na incessante busca por uma solução que permita ao ucho.info continuar em sua cruzada, analisei nas últimas semanas uma estratégia que poderá viabilizar a arrecadação de recursos em quantidade suficiente para fazer frente às despesas.
Trata-se do projeto “DOZE+1”, alusivo ao décimo segundo aniversário do site, comemorado em 17 de julho passado, e o seu ingresso no ano 13 (já em curso). O “DOZE+1” abrange contribuições de empresas durante treze meses (12+1), anúncios publicitários em matérias e artigos cujos conteúdos sejam pertinentes ao patrocinador, além de duas palestras por ano, ministradas na empresa que aderir ao projeto.
Possivelmente esta será a tentativa derradeira para manter no ar um site que conquistou o respeito de muitos brasileiros, o que é diariamente traduzido pelas dezenas de milhares de acessos ao ucho.info.
Por isso, peço a cada um dos que nos acompanham e apostam na importância do nosso trabalho que divulgue o “DOZE+1”, cujo detalhamento estará disponível no site ao longo da quarta-feira, 31 de julho.
Com o máximo da minha fé, muito obrigado sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário