sexta-feira, 26 de julho de 2013

Acidente com trem de alta velocidade é um dos piores da história da Espanha





(Foto: Alliance-DPA)
Tragédia sobre trilhos – Pelo menos 77 pessoas morreram após o descarrilamento de um trem a quatro quilômetros de Santiago de Compostela, cidade de peregrinação no noroeste da Espanha, na quarta-feira (24). O acidente é considerado uma das maiores tragédias da história do país e um dos piores acidentes ferroviários dos últimos 25 anos na Europa.
O descarrilamento, que feriu ao menos 140 pessoas – algumas em estado grave – aconteceu pouco antes das 21 horas locais numa curva fechada. As causas ainda estão sendo investigadas, mas a imprensa espanhola destacou que, no trecho em que aconteceu o acidente, o limite de velocidade é de 80 km/h.
De acordo com o jornal espanhol “El País”, um dos condutores admitiu que o trem entrou na curva a 190 km/h, sem explicar ao diário o motivo da alta velocidade. O trecho foi qualificado de “difícil” pelos técnicos quando foi inaugurado, em dezembro de 2011.
Ainda que algumas testemunhas tenham mencionado uma explosão, o governo de Mariano Rajoy assegurou que se tratou de um acidente, descartando um atentado – os espanhóis ainda têm vivo na memória o ataque terrorista de 2004, contra um trem em Madri, assumido pela rede terrorista internacional Al Qaeda.
Os 13 vagões do trem, que liga a capital espanhola à cidade de Ferrol, transportavam 247 pessoas. Vários vagões saíram dos trilhos e se empilharam uns sobre os outros. Quatro deles viraram sobre os trilhos – um teria ficado despedaçado e era foco de um incêndio. Outro vagão teria voado sobre uma rampa a uma altura de cinco metros, caindo sobre um aterro próximo aos trilhos.
(Foto: Alliance-DPA)
Véspera da festa do padroeiro
Um passageiro disse à rádio “Cadena Ser” que “parece que, numa curva, o trem começou a virar. Vários vagões acabaram se empilhando”. O acidente aconteceu na véspera da tradicional festa de Santiago, o padroeiro da região da Galícia. Todas as cerimônias foram canceladas.
O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy – que nasceu em Santiago de Compostela – visitou o local do descarrilamento nesta quinta-feira (25). “Quero expressar meu afeto e minha solidariedade com as vítimas”, publicou no microblog Twitter.
O papa Francisco, em viagem ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, pediu preces pelas vítimas e pelas suas famílias.
Em 1944, uma colisão entre um trem que também ia de Madri à Galícia e uma locomotiva resultou em centenas de mortos. Em 1972, 77 pessoas morreram no descarrilamento de um trem que ia de Cadiz a Sevilha, na região de Andaluzia. (Com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário