segunda-feira, 27 de maio de 2013

Senador Jorge Viana se equivoca ao insinuar relações políticas na Operação G-7


Veja o que disse o senador Jorge Viana (PT-AC), neste sábado (25), durante manifestação do partido em apoio ao governador Tião Viana, cuja gestão está no centro de um escândalo nacional por conta da Operação G-7 da Polícia Federal:

- Vocês sabem quem é um dos chefes da perícia da Polícia Federal do Acre? É parente do Flaviano Melo. É uma pessoa parente do Flaviano Melo, que já ocupou uma série de cargos. E se essa pessoa estiver fazendo uma ação dirigida? Eu só quero que investigue.

Todos já sabem que a PF prendeu 15 empreiteiros e secretários do governo do Acre envolvidos com o G-7 - grupo de sete empresas de construção civil que atuava de modo articulado para fraudar licitações de obras públicas no Acre. 

Evidente que o nervosismo de Jorge Viana nos últimos dias o induziu ao esquecimento e equívoco.

O senador se referiu ao engenheiro Roberto Feres, perito da Polícia Federal, que não é parente do ex-governador e atual deputado Flaviano Melo (PMDB-AC).

Feres na verdade é casado com Nazle Maria Fecury de Melo Feres, que é prima de Flaviano Melo e do ex-governador Binho Marques (PT). Nazle Feres trabalha há muitos anos no gabinete do secretário de Fazenda, Mâncio Cordeiro.

A casa do secretário foi alvo de mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal por conta da Operação G-7. Mâncio Cordeiro chegou a prestar depoimento e consta como indiciado por desvio de recursos públicos.

Vale lembrar também que o secretário de Fazenda é casado com Waldirene Cordeiro. Durante muitos anos ela chefiou a promotoria de Defesa do Patrimônio do Mistério Público do Acre. A mulher do secretário deixou a promotoria em novembro do ano passado porque foi escolhida para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça pelo governador Tião Viana (PT).

Mais: o senador Jorge Viana e o governador Tião Viana são primos de um agente que trabalha na Superintendência da Polícia Federal no Acre. O nome do agente é Bruno Falcão Macedo Junior. Além dele, existe o agente Francisco Sales Pessanha Junior, casado com uma prima do senador e do governador. A esposa de Peçanha é filha de Ciro Falcão Macedo, tio dos dois políticos.

Em situações assim a PF segue procedimentos éticos. Tanto o agente primo dos irmãos Viana como o perito casado com a prima dos dois ex-governadores não participaram da Operação G-7.

Aliás, 150 agentes de diferentes partes do país foram convocados para participarem da Operação G-7, deflagrada publicamente naquela histórica sexta-feira, no dia10 de maio. Todos vieram para o Acre cientes de que participariam de uma operação, mas nenhum sabia qual era o foco. É assim que a PF age.

Cada grupo de agentes só recebeu o script do que deveria fazer meia hora antes, quando saíram para cumprir mandados de prisões preventivas e de busca e apreensão, por ordem da desembargadora Denise Castelo Bonfim.

Ainda vamos ler e ouvir muita bobagem como parte de um esforço organizado para tentar desqualificar o trabalho da Polícia Federal e da desembargadora. Faz parte da política.

Atualização

O perito criminal federal Roberto Feres foi afastado de suas funções há aproximadamente dois anos para chefiar o núcleo de engenharia que cuida da obra da nova sede Superintendência da Polícia Federal no Acre.

Leia mais sobre a reação dos irmãos Viana no site AC 24 Horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário