quarta-feira, 29 de maio de 2013

Apesar da FUNAI, da Marina Silva e do MST, agronegócio cresce 9,7% e salva o pibinho de 0,6% do trimestre.

blog do coronel


A economia brasileira teve expansão de 0,6% no primeiro trimestre de 2013, em relação aos três meses antecedentes, na série com ajuste sazonal. O resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou abaixo da estimativa apurada pelo Valor Data com instituições financeiras, de avanço de 0,9%. Na comparação com o período de janeiro a março de 2012, houve crescimento de 1,9%.
 
Respeitando o confronto trimestral, o destaque coube à Agropecuária, com avanço de 9,7%. A média apurada pelo Valor Data era de 4,4% de alta. Serviços tiveram elevação de 0,5% e a Indústria registrou queda de 0,3%, puxada pela extrativa mineral.
 
Do lado da demanda, o consumo das famílias aumentou 0,1% entre janeiro e março, perante os três meses antecedentes. A demanda do governo ficou estável e a formação bruta de capital fixo, um indicativo de investimento, subiu 4,6%. Ainda nos três meses até março, em relação ao último trimestre de 2012, as exportações recuaram 6,4% enquanto as importações apresentaram alta de 6,3%.
 
Já a comparação com o trimestre inicial de 2012, a Agropecuária apresentou ampliação de 17%. Serviços viram alta de 1,9% e a Indústria declinou 1,4%. O Produto Interno Bruto (PIB) acumulado em quatro trimestres cresceu 1,2%, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Os dados são do IBGE. (Valor Econômico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário