segunda-feira, 29 de abril de 2013

'Não sou mais o socialista muçulmano que costumava ser', diz Obama


Estados Unidos


Presidente americano satiriza oposição, imprensa e até a franja de Michelle em jantar para correspondentes

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mostrou fotos suas com a franja de sua mulher Michelle Obama, durante o jantar anual de correspondentes da Casa Branca
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mostrou fotos suas com a franja de sua mulher Michelle Obama, durante o jantar anual de correspondentes da Casa Branca - Divulgação
O presidente Barack Obama zombou de si mesmo, de seus oponentes políticos e dos meios de comunicação no jantar anual de correspondentes da Casa Branca. Brincando com sua reeleição, Obama afirmou que ela lhe deu a chance de levar adiante uma agenda mais radical, embora ele tenha envelhecido no trabalho. "Nestes dias, me olho no espelho e preciso admitir que já não sou o socialista, muçulmano, jovem e musculoso que costumava ser", disse em referência a alguns dos atributos que a faixa conservadora mais radical costumava usar contra ele.
Depois, exibiu uma montagem de imagens que o mostrava com franja, em uma alusão ao penteado utilizado por sua esposa Michelle no dia do início de seu segundo mandato.
Outros alvos das brincadeiras de Obama foram o multimilionário Sheldon Adelson, que gastou uma fortuna para apoiar Mitt Romney e outros candidatos republicanos na corrida pela presidência no ano passado; as três principais cadeias de notícias a cabo e vários congressistas republicanos.
Mas Obama terminou sua intervenção em um tom mais sério, elogiando o papel dos meios de comunicação, assim como dos serviços de socorro, durante o recente atentado na maratona de Boston, e a cobertura da explosão de uma fábrica de fertilizantes no Texas.
O jantar anual dos jornalistas, que reúne cerca de 3.000 pessoas em um salão de um hotel de Washington, se tornou um evento de relevância máxima na capital americana. Nos últimos anos, o que costumava ser um evento no qual jornalistas, editores e diretores corporativos podiam se encontrar com funcionários de alto escalão do governo, transformou-se num espetáculo cheio de celebridades.
O comediante de destaque da noite foi Conan O'Brien, que zombou de políticos americanos e dos meios de comunicação, mas também teve algumas palavras sobre o líder norte-coreano Kim Jong-Un. "No passado, tivemos inimigos realmente assustadores, como Saddam Hussein e Hitler", disse O'Brien. "Agora, o nosso inimigo é um adolescente rabugento que se veste como Rosie O'Donnell nos Emmys", brincou.
"Kim não entende que não temos medo dele. O que esse cara não percebe é que já temos uma península instável que acabará por derrubar a América. Chama-se Flórida", disse, referindo-se às dores de cabeça eleitorais provenientes deste estado do sul do país.
Entre as estrelas presentes neste ano estavam o rapper sul-coreano Psy, a cantora Barbra Streisand, os atores Bradley Cooper, Michael J. Fox, Kevin Spacey e Michael Douglas, além dos diretores de cinema Steven Spielberg e George Lucas. A rede de notícias de espetáculo E! transmitiu, pela primeira vez, a entrada dos convidados pelo tapete vermelho.
(Com Agência France-Presse)

Recomendados para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário