quarta-feira, 24 de abril de 2013

A trajetória de Jorge Paulo Lemann


article image
O empresário Jorge Paulo Lemann começou sua trajetória como sócio de uma corretora de valores, a Garantia (Reprodução/Internet)
RESENHA


‘Sonho Grande’, da jornalista Cristiane Correa, é um relato detalhado da trajetória empresarial de um dos homens mais bem-sucedidos do Brasil

por Dorival Barroso
fonte | A A A
O interessante livro ‘Sonho Grande’, da jornalista Cristiane Correa, conta a história do empreendedor carioca Jorge Paulo Lemann e seus dois fieis escudeiros Beto Sicupira e Marcel Telles. A partir de uma corretora de valores, a Garantia, em 1971, partiram para criar um banco de investimentos do mesmo nome que se tornaria o maior do Brasil. A história de aquisições parece mentira: primeiro as Lojas Americanas, grande varejista, em 1982. Em 1989 compram a cervejaria Brahma, a maior do Brasil. Em 1999 compram a rival Antarctica, formando a Ambev, uma gigante das cervejas.
O mercado ficou surpreendido com o governo ter aprovado essa união, que criou um monstro com cerca de 70% do mercado, contra todas as regras de incentivo à competitividade. Em 2004 a Ambev se une à belga Interbrew, formando a Inbev, maior empresa de cervejas do mundo. Em 2008 um passo quase inacreditável: por 52 bilhões de dólares a Inbev compra a Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, a cerveja mais vendida dos Estados Unidos. Essa compra causou escândalo nos EUA, até o presidente Obama pronunciou-se contra a venda de um ícone americano para uma empresa estrangeira, mas numa democracia não havia nada a fazer. A empresa resultante, a AB InBev ficou sendo a maior fabricante do planeta.
Em 2010 o 3G, fundo dos três sócios brasileiros, compra a Burger King, rede americana de “fast food”, por 4 bilhões de dólares. No início do ano em que escrevo, 2013, o mesmo fundo compra por 28 bilhões de dólares a Heinz, mais conhecida por seu principal produto, o molho de tomates Ketchup. Nessa compra entrou como sócio o grande investidor Warren Buffett, provavelmente o empresário mais admirado no mundo dos negócios.
Essa incrível trajetória é contada em detalhes, competentemente, pela jornalista Cristiane Correa, que não contou com a colaboração dos três personagens, mas sim com a de muitas pessoas que conviveram com eles através dos anos. O prefácio é do grande consultor e teórico de administração de empresas Jim Collins, autor de clássicos como “Feitas para durar”, “Good to great” e “How the mighty fall” (não sei se esses últimos foram traduzidos no Brasil). Agora ficamos sabendo que Collins é amigo e admirador de Lemann há mais de 20 anos, em vez de ele ser o guru do empresário parece que este é o guru do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário