sexta-feira, 22 de março de 2013

Telhada elogia ação da Rota na ditadura e propõe homenagem



PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
A Rota, tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo, pode ser homenageada com a Salva de Prata, uma das comendas mais importantes do município, que é concedida pela Câmara Municipal.
A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Telhada (PSDB), coronel da reserva que já chefiou a Rota --segundo afirma no projeto, "pelos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira".
Eduardo Knapp/Folhapress
Vereador Paulo Telhada, coronel da reserva que já chefiou a Rota, propõe homenagem a tropa de elite da Polícia Militar
Vereador Paulo Telhada, coronel da reserva que já chefiou a Rota, propõe homenagem a tropa de elite da Polícia Militar
Entre as operações do batalhão Tobias de Aguiar, que existe desde o final do século 19 e que deu origem e nome à Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), ele cita o combate a grupos da luta armada contra a ditadura.
"Mais uma vez dentro da história, o [...] batalhão é chamado a dar sequência ao seu passado heroico, desta vez no combate à guerrilha urbana que atormentava o povo paulista", diz Telhada no texto.
Entre os combates, lista o cerco à guerrilha rural no vale do Ribeira, em 1970, liderada por Carlos Lamarca.
O projeto de Telhada foi aprovado anteontem pela Comissão de Constituição e Justiça e precisa passar por mais duas comissões antes de ir para votação em plenário.
Para Maria Aparecida Aquino, professora de história da USP, os episódios usados como justificativa no projeto de Telhada representam um "desserviço" à sociedade.
"A repressão àqueles que se opuseram ao regime militar foi feita de modo bastante violento. Não se encontrava prevista na lei a possibilidade de torturas, desaparecimentos e mortes", disse.
A assessoria do vereador disse que a homenagem será prestada "à história do batalhão como um todo" e que Telhada propôs o projeto por já ter feito parte da corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário