quinta-feira, 28 de março de 2013

Bombardeiros americanos realizam manobras na Coreia do Sul



Treinamento militar deve provocar nova reação da Coreia do Norte, que vem ameaçando atacar vizinhos sul-coreanos e até territórios dos Estados Unidos

Militares americanos e sul-coreanos em manobra conjunta na península coreana em retaliação aos ataques da Coreia do Norte contra o país vizinho
Militares americanos e sul-coreanos em manobra conjunta na península coreana em retaliação aos ataques da Coreia do Norte contra o país vizinho (Lee Jong/Getty Images)
Dois bombardeiros furtivos B-2 Spirit americanos com capacidade nuclear realizaram uma missão de treinamento nesta quinta-feira sobre a Coreia do Sul, anunciou o Exército dos Estados Unidos. O exercício militar ocorre em meio a tensões crescentes entre, de um lado, os aliados americanos e sul-coreanos e, de outro, a Coréia do Norte. As duas aeronaves furtivas, que não podem ser detectadas por radares, partiram da Base Whiteman da Força Aérea no Missouri (região central dos Estados Unidos) e lançaram munição artificial contra um alvo no território sul-coreano.
Segundo o comunicado das forças americanas estacionadas na Coreia do Sul, o voo, um dos vários exercícios conjuntos organizados anualmente entre as forças americanas e sul-coreanas, "demonstra a capacidade dos Estados Unidos de realizar ataques rápidos e a grandes distâncias".
Espera-se que o anúncio dos exercícios militares provoque uma forte reação de Pyongyang, que recentemente ameaçou atacar o território continental americano, além das ilhas de Guam e Havaí. A ameaça foi uma resposta aos recentes voos de treinamento dos B-52 sobre a Coreia do Sul.
Desde o início de março, quando a ONU adotou sanções contra a Coreia do Norte, o país vem aumentando sua retórica belicista. Embora especialistas duvidem que o país tenha capacidade para atingir a área continental dos Estados Unidos, eles afirmam que bases no Japão e na ilha americana de Guam estão no alcance das armas convencionais de Pyongyang. Washington, por sua vez, afirma que tem total condição de proteger o seu território e o de seus aliados na Ásia.

Cronologia do programa nuclear da Coreia do Norte

1 de 11

Década de 1970

Réplica de mísseis norte-coreanos Scud-B
Com a assistência técnica da China, a Coreia do Norte começa a trabalhar no desenvolvimento de mísseis balísticos de curto alcance, baseados na tecnologia do míssil soviético Scud, que, por sua vez, é derivado de um foguete alemão V2, usado na Segunda Guerra Mundial.
(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário