sexta-feira, 22 de março de 2013

31 DE MARÇO NA CABEÇA !!!



Contagem regressiva, 22 de março de 2013: Faltam 9 dias.
Vamos comemorar a efemérides com pompa e circunstância!
José Geraldo Pimentel
Cap Ref EB
Decisão!
Os agentes do Estado corajosamente saíram em campo e enfrentaram um inimigo motivado ideologicamente, preparado para a luta clandestina; disposto a vencer todos os obstáculo e chegar triunfante no final da batalha. Mas não bastou técnica e determinação. Faltou patriotismo, a mola mestre de qualquer ação de guerra. 
Defender a pátria não tem obstáculo que detenha a ação de um soldado! Esse o grande diferencial entre os agentes do Estado e os militantes da luta armada. Para estes últimos a pátria não era a terra que pisavam, e os abrigaram ao vir ao mundo. Seu sentimento de pátria não era embalado pelo amor, o respeito ao próximo, o carinho pelos familiares. Os militantes da luta armada pisariam no pescoço da própria mãe para alcançar o seu objetivo. Eles com seu ódio esmagando o coração, traíram a pátria e seus familiares! É por isso e outras que não tenho compaixão pelos militantes da luta armada, expressos também pelos adjetivos que melhor os têm caracterizado: terroristas e guerrilheiros! Indivíduos maus que justiçavam seus próprios companheiros, caso fossem levantadas suspeitas ou ameaças de se desligar do grupo.
E aqui pergunto: Quem levou a melhor nessa batalha, os que foram derrotados ou os vencedores? Os perdedores foram anistiados. Os exilados regressaram ao país triunfantes. Muitos que se mantinham na clandestinidade puderam mostrar a cara. E todos estão muito bem, obrigado! Ocupam cargos em repartições públicas, estão bem situados na política; e são indenizados por terem traído o seu país.
Quem saiu perdendo, realmente, no final, foram os que ganharam a batalha. Ganharam mas não souberam sustentar a vitória. Abriram as pernas, e na suposição que uma anistia proclamada geral ampla e irrestrita apaziguaria a nação, vêem-se hoje execrados pelos chefes militares, que de uma maneira covarde os têm deixado entregues aos leões. Esses chefes militares não honram a decisão de seus antecessores. Tiram o corpo fora e declaram de viva voz: “O Exército não vai fazer nada!” Em outras palavras entregam numa bandeja de prata os seus companheiros de farda ao inimigo. Outros chefes militares declaram que não vão se importar se os ‘militares do passado’ forem convocados para depor na Comissão Nacional da Verdade, mais conhecida como ‘COMISSÃO DA CALÚNIA’. 
Os agentes do Estado deixaram de ter referência como soldados, são apenas alguma coisa que pertenceu ao passado! 
Pouca indignidade? Não. Os ‘militares do presente’, usando o mesmo linguajar chulo dos comandantes militares, tratam com desprezo os seus companheiros de farda que com o seu sangue derramado e muitos com a perda da própria vida, permitiram que o país continuasse a sua trajetória de nação livre e soberana, não caindo na armadilha de ser transformada numa republiqueta do proletariado, onde hoje muitos desses falsos companheiros de farda, estariam em maus lençóis. Os cubanos que sirvam de exemplo. Talvez a falta de leitura, na época em que cultura é ler textos curtos, onde não ultrapassem cento e quarenta caracteres, tenha deixado os novos militares tapados, não apenas dos olhos, mas da mente e coração.
Quando li o comentário de um companheiro que esteve presente no Clube Militar, dia 14 último, para assistir o painel ‘A Luta Armada no Brasil e o Dever do Estado’, senti o sentimento de insegurança que passou a reinar em qualquer evento em que o tema seja a discussão sobre a luta armada e sua data magna, o DIA 31 DE MARÇO DE 1964! 
Parece um estigma. Comparecer a um desses locais é correr o risco de ser atacado por um bando de desajustados pago pelo Partido dos Trabalhadores. O partido está sintonizado com o governo e seu grande objetivo é desestabilizar as FFAA, amedrontando os seus componentes, à semelhança do que acontecia com as brigadas da Gestapo nazista e outras similares da Rússia comunista. Resumindo: Na reunião do Clube Militar faltaram presenças de militares e sobejou o medo! Quem salvou a palestra foram os alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, que atenderam ao apelo da diretoria do clube. Uma boa iniciativa, pois se pretende com ações deste tipo, aproximar os jovens, esclarecendo-os e livrando-os das informações capciosas que são amplamente divulgadas e ensinadas por aí.
A maioria dos que freqüentam o clube são cidadãos já no ocaso da vida. Os jovens parecem que desconhecem a sede do Clube na Cinelândia, centro da cidade do Rio de Janeiro. Seu mundo são as festas de embalo, longe do ambiente asséptico do clube, onde há uma separação bem clara entre as classes que formam o círculo dos militares. Essa falta de interação talvez seja a razão da pouca freqüência dos jovens oficiais. 
O elemento estando na reserva ou reformado deveria deixar de lado um pouco de sua vaidade. Afinal o Clube Militar é um local de confraternização. Um oficial jovem não contamina a mesa se sentar ao lado de um general reformado. Essa distinção é adotada nos quartéis, onde a hierarquia tem os seus segredos que a própria razão desconhece. Já vi essa distinção num quartel no bairro do Rocha. O coronel comandante da unidade sentava-se só em uma mesa, enquanto o subcomandante, um tenente coronel, do mesmo círculo do comandante, ficava em outra mesa ao lado de outros tenentes coronéis e majores! Nunca achei esta distinção normal.
Feito este reparo lembro aos militantes da ‘Comissão da Calúnia’, se querem realmente colocar em uma cela um ‘militar do passado’ têm que correr contra o tempo. Os velhinhos estão se despedindo dessa para uma melhor; sua única preocupação é que o mundo termine numa rede e uma jarra de refresco ao lado. Nada de reminiscências do passado. Querem paz e amor! Se realmente o objetivo da comissão não é esclarecer coisa alguma, pois que limitou por conta própria o período dos esclarecimentos, que seria de 46 a 88, cingindo-se a apenas os governos militares, enfocando as investigações sobre as ações dos agentes do Estado, livrando por consequência a ação dos militantes da luta armada, que repitam a operação feita em Porto Alegre, quando assassinaram o ex-comandante do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) do Rio de Janeiro, coronel aposentado do Exército Júlio Miguel Molinas Dias, de 78 anos. Cerquem as casas dos velhos guerreiros e sirvam-se à vontade. O banquete é livre! Não haverá reação. Os familiares não dão tanta importância aos velhos guerreiros e a instituição militar os quer ver pelas costas. O lema dos atuais chefes militares é: Acabou de usar, descarta. É como a camisinha: Acabou de trepar, joga-a fora porque está cheia de esperma!
Sou um pouco diferente dos agentes do Estado. Não tenho a mesma coragem que eles têm, ou tiveram; ajo por impulso, como o animal que é pisado e ataca. Se me sinto ofendido, não perdôo, menos ainda se me sentir traído. Eles perdoam, apenas ficam ressentidos com aqueles que por dever de ofício deveriam os proteger, mostrando que estão ao seu lado. São homens valentes, daí se explicar a vitória escorchante contra os militantes da luta armada. Os agentes do Estado são uns heróis!
Digo sinceramente. A atitude que tivesse de tomar contra os bandidos que estão travestidos de autoridades e humilham os militares, - membros de comissões da calúnia, e promotores públicos mancomunados com os comuno-petistas, - eu a repetiria contra os que me abandonassem no campo de batalha. Não cuspiria no rosto, não chutaria o traseiro; mas os perseguiria até o fim do mundo, e os levaria comigo para as profundezas do inferno. 
Os atuais chefes militares, em especial os que comandam as Forças Armadas, não honram as decisões dos seus antecessores; deixam os companheiros de lado, confundindo covardia com disciplina militar. Na realidade justifica-se o alheamento desses chefes militares, afinal, eles têm quase, ou nenhuma, influência na cadeia de comando das Forças, pois foram deslocados da posição de ministros para a condição subalterna de comandantes militares, e agora surgiu um novo personagem de mando, um chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), que intermedia os comandantes militares e o ministro da Defesa. Esta situação colocou os comandantes militares mais distantes das decisões do poder. Nada passa pelas suas mãos em termos de discussão. Só cumprem ordens. Desempenham um papel semelhante ao dos ‘office boys’ (meninos de recado) que repassam as ordens vindas de seu imediato, o chefe do EMCFA, que por sua vez cumpre as ordens do ministro da Defesa. O senhor ministro da Defesa é um elemento da cúpula do Partido dos Trabalhadores, muito bem afinado com o ex presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Um exímio marqueteiro, que fez a cabeça do seu guru, fazendo-o acreditar que é um ‘estadista’. O pobre do ex torneiro mecânico se julga realmente um grande homem, e compara-se a personalidades como Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek, e até Jesus Cristo. Só esquece de lembrar-se que é um ex agitador de porta de fabricas, considerado por muitos de seus aliados como um perigoso gângster, capaz de mandar matar quem atravessar o seu caminho. Se o mafioso Al Capone estivesse vivo, estaria comendo em suas mãos.
No cerimonial da Presidência da República observa-se muito bem essa distinção na hierarquia presidencial. Em qualquer aparição pública os comandantes militares estão sempre dois passos atrás da presidente da república. O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI / PR) tem ascendência funcional sobre os comandantes militares, ficando à direita da presidente da república, que tem a sua esquerda o ministro da Defesa. Em desfiles militares, quando outras autoridades aparecem no mesmo palanque presidencial, os comandantes militares são deslocados para outro palanque. Viajar num mesmo elevador que a presidente da república, nem o ministro do GSI/PR. 
Esperar que os comandantes militares tomassem qualquer atitude em relação ao dia 31 de março, é querer fazer chover no molhado. Eles repassam as ordens que vêem de cima. Os ex terroristas e ex guerrilheiros comandam a nação. Não quereriam que se fizessem quaisquer tipos de homenagens à data em que no passado foram fragorosamente derrotados. A ordem é expressa: “Esqueçam o dia 31 de março de 64!” Para quem é disciplinado, contrariar esta ordem é correr o risco de ser exonerado do cargo. E o que mais prezam na vida os comandantes militares, é a manutenção do cargo. Em tempos de vacas magras, um pró-labore de comandante de Força reforça o orçamento familiar. Que a honra vá para o espaço! Mais uma ou menos uma desonra não irá melhorar o seu currículo. E estão sob a proteção do cargo, usufruindo de foro privilegiado, longe das garras do Ministério Público Militar que quer pegar, por exemplo, o comandante do Exército. Sua passagem pelo Departamento de Engenharia e Construção (DEC) e Instituto Militar de Engenharia (IME) o condena. 
Mas nem tudo está perdido. As FFAA têm em seus quadros grandes oficiais que honrariam qualquer exército do mundo. Não vai ser uma meia dúzia de oportunistas que deslustrarão a instituição militar. Tenho certeza absoluta que a data de 31 de março não será passada em branco.
Rio de Janeiro, 21 de março de 2013.
Veja o Especial “31 de MARÇO DE 1964”

Nenhum comentário:

Postar um comentário