comparativo A-29 AT-6 - fonte Sierra Nevada
Eren Ozmen, presidente da Sierra Nevada Corporation (SNC) anunciou hoje [ontem, 27 de fevereiro] que a Força Aérea dos EUA (USAF) selecionou a SNC e o seu parceiro, Embraer Defesa e Segurança, para o seu programa Light Air Support (LAS). Após um rigoroso processo de nova licitação, a USAF novamente considerou o A-29 Super Tucano, e as soluções globais oferecidas pela SNC, para ser a melhor opção para esta missão crítica. A solicitação inicial, avaliada em 427,5 milhões dólares, é suprir a USAF com 20 A-29 Super Tucano.
Como a aeronave selecionada para o programa LAS, o A-29 Super Tucano será utilizado para fornecer apoio aéreo leve, reconhecimento e capacidade de treinamento para os militares do Afeganistão. Como tal, é um elemento vital para a estratégia de retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão e manutenção da segurança na região daqui para frente. O programa LAS também irá fornecer aos Estados Unidos e outras nações parceiras com importantes capacidades relacionadas à ágilidad, flexibilidade, economia da nova geração do poder aéreo multi-função.
“O programa LAS é essencial para os objetivos dos Estados Unidos no Afeganistão e para a nossa segurança nacional. É uma grande honra servir ao nosso país, oferecendo aeronave, treinamento e suporte para este programa”, disse Taco Gilbert, vice-presidente de Soluções Táticas Integradas da área de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento da SNC. “O A-29 Super Tucano com o seu histórico comprovado é exatamente o que é necessário para o programa LAS, onde a missão é crítica e o tempo é curto. Nós vamos entregar um produto superior, dentro do prazo e do orçamento. ”
A-29 by numbers
“Nós estamos contentes em fornecer ao governo dos EUA a melhor aeronave para o programa LAS e para ajudar os combatentes americanos e parceiros em concluir com êxito a sua missão no Afeganistão”, disse Luiz Carlos Aguiar, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Através deste contrato com a SNC, vamos aumentar o nosso investimento nos Estados Unidos através da criação de novos postos de trabalho e apoiar as empresas americanas.”
A aeronave A-29 para o programa LAS será construída em Jacksonville, na Flórida, com o apoio do estado da Flórida e do Jacksonville Airport Authority. As instalações no Aeroporto Internacional de Jacksonville já estão passando por modificações necessárias para receber a linha de montagem de aeronaves, assegurando que a produção pode começar no tempo solicitado.
comparativo A-29 AT-6 - fonte Sierra Nevada 2
comparativo A-29 AT-6 - fonte Sierra Nevada 3
FONTE: SNC (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)