quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Irmãos Gomes detonam candidatura de Eduardo Campos.


CoronelLeaks



O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse ser um "caminho natural" de seu partido apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff -em vez da candidatura própria do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.A declaração foi dada depois de encontro de mais de duas horas com Dilma e do racha no PSB exposto por seu irmão e ex-ministro Ciro Gomes -que criticou a falta de proposta de Campos e outros presidenciáveis para 2014.
 
"Votamos no governo da presidente Dilma, participamos do governo da presidente Dilma. É um governo que tem acertado, que tem boa intenção, que tem aprovação popular. Portanto, acho que nosso caminho natural é apoiar a reeleição, caso ela seja candidata", disse Cid. Ele afirmou ter tratado de "assuntos administrativos" com Dilma, como uma refinaria com obras atrasadas no Ceará. A presidente acertou viagem ao Estado em março.
 
No fim de semana, Ciro Gomes já tinha dito a uma rádio que Campos, presidente do PSB, "não tem estrada". O ex-ministro esteve ontem em Salvador, onde foi ainda mais enfático ao questionar a "decência" do PSB caso a sigla deixe para romper com a petista perto das eleições -em vez de entregar os cargos que tem no governo Dilma. Ciro falou em chances "ínfimas" de Eduardo Campos.
 
"O partido começa em quarto lugar. Com probabilidades ínfimas de ascensão, pela qualidade do processo, porque Dilma hoje não é mais desconhecida. Ao contrário, está se qualificando cada vez mais na opinião pública brasileira", disse à Folha. Apesar de elogios à presidente, Ciro disse que será difícil para ela "escapar" da aliança com PMDB -para ele, um "banquete fisiológico".
 
Ele também criticou Lula -a quem chamou de "perdidão da vida". "Ele pensa que é Deus e está descobrindo que não é. Tentará buscar de novo essa deidade [divindade], mas não achará nunca mais." Lula respondeu à noite: "Voltar a ser Deus? E sou eu que estou doido na vida?"
 
INGERÊNCIA
 
Embora tenha peso minoritário dentro do PSB, a família Gomes acabou provocando um desgaste no partido. Aliados de Eduardo Campos -que é presidente da sigla- atribuem os ataques dos irmãos Cid e Ciro Gomes a "ingerência" do PT. "Quando mais desejarem interferir no PSB, mais vão unificar o partido pela decisão de candidatura própria", disse Beto Albuquerque, líder do PSB na Câmara.
 
Após a reunião com Dilma ontem, Cid Gomes procurou atenuar a crise, classificando tudo como "mal entendido." Tanto petistas quanto membros da oposição apostam no racha do PSB. Integrantes do DEM e do PSDB já acenaram que Campos poderia ter apoio deles no Sul e Sudeste para montar palanques estaduais. O presidente do PPS, Roberto Freire, declarou que deve trabalhar por um bloco alternativo, em sinalização clara de apoio a Campos. (Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário