domingo, 24 de fevereiro de 2013

Autor do disparo do sinalizador vai se entregar, diz Gaviões



PUBLICIDADE
MARCEL RIZZO
MARIANA LAJOLO
DE SÃO PAULO
LibertadoresSPFW 2012A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, vai apresentar à polícia nesta segunda-feira um garoto de 17 anos que assumirá ser o autor do disparo do sinalizador que matou Kevin Espada, 14.
"Apresentaremos o garoto de 17 anos na segunda como o autor do disparo do sinalizador. Ele ficou assustado, queria se apresentar na Bolívia. Mas, como os Gaviões são os responsáveis por ele apesar de a mãe autorizar a viagem, esperamos a chegada ao Brasil para apresentá-lo à polícia", disse à Folha o advogado Ricardo Cabral, que representa a torcida e trabalhará para o adolescente.
O nome dele não foi revelado, mas ele em nenhum momento esteve entre os detidos pela polícia boliviana. O suposto autor chegou neste sábado ao Brasil em um dos quatro ônibus com torcedores que foram à Bolívia ver a estreia corintiana na Libertadores. A caravana tinha integrantes da Gaviões e de outras torcidas organizadas.

San José x Corinthians

 Ver em tamanho maior »
Policiais bolivianos escoltam torcedores do Corinthians detidos indiciados pela morte de torcedor de 14 anos do San José Leia mais
"Foi um disparo acidental", disse Cabral, antecipando parte da defesa que será usada para o menor. Na noite deste sábado, ele se encontraria com a família do garoto para combinar como será feita a apresentação para a polícia.
A decisão de entregá-lo no Brasil, apesar de a identificação ter sido feita na Bolívia, foi por segurança. Temia-se o que poderia ser feito com o garoto, já que houve comoção com a morte de Espada --enterrado neste sábado em Cochabama. Após o jogo, a saída do estádio foi tumultuada, e torcedores locais chamaram os brasileiros de assassinos.
Doze pessoas estão com prisão preventiva decretada na Bolívia e serão indiciadas.
Entre eles está Tadeu Macedo de Andrade, 30, que é um dos principais dirigentes da Gaviões da Fiel --foi o mais votado na eleição do Conselho Deliberativo e cuida do departamento financeiro.
Folha apurou que há o temor na torcida de que o garoto que vai se entregar seja tratado como "laranja" para que Tadeu e outros integrantes da torcida voltem ao Brasil --a polícia e o Ministério Público boliviano já informaram que as investigações devem durar seis meses.
"Um segundo vídeo divulgado pela imprensa boliviana, que mostra com close a imagem do disparo, não deixa dúvidas de que o atirador é o garoto", disse Cabral.
Desde que foram presos, os corintianos negam que o autor do disparo esteja entre os detidos. Segundo membro da Gaviões ouvido pela Folha, o adolescente que se vai se entregar é filiado à organizada e está em etapa de "afirmação" entre os principais integrantes. Ele viaja com frequência a partidas do time.
Dois dos ônibus da caravana corintiana quebraram no caminho e, ainda na Bolívia, houve ameaças por causa da morte de Kevin Espada.
A Conmebol puniu o Corinthians, em decisão cautelar, e o clube terá de jogar sem torcida quando mandante. O fato de um corintiano assumir a autoria deve fazer com que a condenação seja definitiva pela confederação.
Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

Um comentário:

  1. Quem armou essa fantasiosa situação, esqueceu de ler a legislação penal da Bolívia. Lá não é como aqui que o bandido de 17 anos é considerado menor e não cumpre pena na prisão. Quero ver esse advogado da Fiel ter peito de apresentar esse rapaz lá na Bolívia.

    ResponderExcluir