segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA : Proprietário depõe e confirma alvará vencido de boate; ao menos 231 morreram


PUBLICIDADE
MARCELO SOARES
ENVIADO ESPECIAL A SANTA MARIA
FERNANDA PEREIRA NEVES
DE SÃO PAULO

Atualizado às 23h40.
Um dos proprietários da boate Kiss, que pegou fogo na madrugada deste domingo (27), prestou depoimento na Polícia Civil na tarde de hoje e confirmou que o alvará da casa estava vencido, mas que estava em processo de renovação. O delegado Sandro Meiners disse que agora vai apurar por que o alvará ainda não havia sido concedido.
O número de mortos no incêndio chega a 231, sendo que cerca de 106 pessoas permanecem hospitalizadas --inicialmente foram relatados 233 mortes, mas o número foi atualizado após legistas identificarem dois nomes duplicados na lista.
O nome do proprietário que prestou depoimento não foi informado. O outro dono ainda não tinha sido localizado na noite deste domingo. Com isso, os donos da boate, identificados pela 1ª Delegacia de Santa Maria como Mauro Hoffman e Elisandro Spohr, podem ser indiciados sob suspeita de homicídio culposo (sem intenção) e provocação de incêndio.
Além do alvará de funcionamento, a boate funcionava também sem o Plano de Prevenção a Incêndio, vencido desde agosto de 2012, segundo o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana.
Segundo a Defesa Civil, 92 pessoas ainda estão hospitalizadas em Santa Maria e outras 14 --em estado mais grave-- foram transferidas para Porto Alegre. Outras 11 pessoas ainda devem ser transferidas para a capital gaúcha, sendo cinco do Hospital de Caridade e outras seis do Hospital Universitário.

Incêndio em casa noturna no RS

 Ver em tamanho maior »
Ricardo Moraes - 27.dez.13/Reuters
AnteriorPróxima
Corpos de vítimas de incêndio em casa noturna são velados em ginásio de Santa Maria, no RS
A boate Kiss era uma das principais casas noturnas da cidade e era famosa por receber estudantes universitários. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, o fogo começou na espuma de isolamento acústico quando um dos integrantes da banda que se apresentava acendeu um sinalizador, que atingiu o teto.
O guitarrista da banda Gurizada Fandangueira, Rodrigo Lemos Martins, também disse àFolha que o fogo começou depois que o sinaleiro (chamado por ele de "sputinik") ter sido aceso. Um segurança da casa e o vocalista da banda tentaram apagar o incêndio, afirma o guitarrista, porém o extintor não funcionou. "Os guris tentaram apagar, mas o extintor não funcionou, não saiu nada", disse. O sanfoneiro Danilo Jaques, 30, está entre os mortos.
Este é o segundo maior incêndio do Brasil. A maior tragédia brasileira foi registrada em 1961, quando 503 pessoas morreram em um incêndio no Grande Circo Brasileiro, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.
RESGATE
Os feridos foram levados aos hospitais Universitário, da Guarnição de Santa Maria, de Caridade, da Casa de Saúde, do São Francisco e UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) na própria região.
Editoria de Arte/Folhapress
Uma lista para que as famílias possam localizar as vítimas foi colocada na porta do Centro Desportivo Municipal. Veja aqui a lista.
A presidente Dilma Rousseff, que estava participando da cúpula dos países da América Latina com a União Europeia em Santiago, no Chile,cancelou sua agenda no paíse retornará ainda hoje para o Brasil para acompanhar o resgate das vítimas.
Com a voz embargada, a presidente disse que o povo brasileiro precisava dela.
"Gostaria de dizer a população de nosso país e de Santa Maria (RS) que estamos todos juntos nesse momento". Dilma disse ainda que todos os ministros estão mobilizados para prestar toda ajuda possível às vítimas e aos familiares envolvidos na tragédia. Durante a entrevista, Dilma começou a chorar e terminou o depoimento. O anúncio foi realizado do hotel The Ritz-Carlton, onde a presidente está hospedada.
Em comunicado, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama Marisa Letícia dizem que o Brasil está triste e de luto com as mortes e deram seus sentimentos às famílias das vítimas. "Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis."
INCÊNDIO
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto. Um dos integrantes da banda que se apresentava no local teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto, e o fogo se espalhou rapidamente, de acordo com Vargas.
De acordo com o tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, o transporte dos corpos é realizado por um caminhão da Brigada Militar, devido ao elevado número de de mortos. Eles são levados ao Centro Desportivo Municipal (Farrezão), porque o IML (Instituto Médico Legal) não tem capacidade para abrigá-los.
A auxiliar de escritório, Michele Pereira, 34, que estava em frente ao palco no momento em que começou o incêndio, confirma que um dos integrantes da banda acendeu um sinalizador no palco.
"A banda que estava no palco começou a usar sinalizadores e, de repente, pararam o show e apontaram [o sinalizador] para cima. Aí o teto começou a pegar fogo, estava bem fraquinho, mas em questão de segundos começou a se alastrar", disse Pereira.
No local, havia apenas uma saída de emergência. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede da boate para facilitar o acesso e a retirada das pessoas do local.
O assessor do Hospital Caridade, que fica na região central da cidade, Claudemir Pereira, disse que pelo menos 30 pessoas estão no hospital com ferimentos leves a graves. Os corpos foram levados para o Centro Desportivo Municipal (Farrezão).
Segundo informação preliminar da prefeitura, há registro de quatro mortes na UPA e outras quatro no Hospital da Guarnição de Santa Maria. A prefeitura está recrutando voluntários para ajudar no atendimento aos feridos, principalmente, enfermeiros e médicos.
O fogo foi controlado por volta das 5h30, mas por volta das 7h os bombeiros ainda permaneciam no local fazendo o trabalho de rescaldo. O prédio ficou destruído e corre risco de desabar, de acordo com os bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário