quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Horas após apagão, passageiros reclamam de excesso de calor no Tom Jobim Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/horas-apos-apagao-passageiros-reclamam-de-excesso-de-calor-no-tom-jobim-7141581#ixzz2GGDE4qwM © 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


  • Infraero afirma que ar-condicionado funciona normalmente em todo o estabelecimento

Com muito calor, passageira se abana com o passaporte em fila no Tom Jobim, horas após apagão no aeroporto Foto: Pablo Jacob / O Globo
Com muito calor, passageira se abana com o passaporte em fila no Tom Jobim, horas após apagão no aeroporto Pablo Jacob / O Globo
RIO — Passageiros que aguardavam para embarcar no Terminal 1 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, setor A, no início da manhã desta quinta-feira, sofreram com o excesso de calor. Uma mulher chegou a usar um leque para se abanar. Outra passageira que aguardava na fila do check-in estava com a blusa e o cabelo molhados de suor. Apesar do sufoco enfrentado pelos usuários e de relatos de funcionários de companhias aéreas sobre a falta de refrigeração, a Infraero afirmou que o ar-condicionado está funcionando normalmente em todo o aeroporto e que a temperatura estaria elevada na área interna devido ao forte calor que atinge a cidade. No entanto, somente por volta das 10h é que os frequentadores do ambiente perceberam a normalização do sistema de refrigeração do ambiente.
Na noite desta quarta-feira, um problema em um transformador da subestação do aeroporto acabou tirando do sistema a linha da Light, provocando um apagão na Ilha do Governador. O terminal 1 do aeroporto ficou cerca de uma hora sem luz. A energia só voltou por volta das 22h40m. A Infraero informou que a falta de energia durou dez minutos e que aos poucos a luz voltou, quando o gerador de energia foi acionado.
Os passageiros que estavam voltando de viagem no feriadão de Natal levaram um susto com a falta de energia no aeroporto. Por volta das 22h30m, mais de cem pessoas aguardavam no check-in para embarcar em voos internacionais no terminal B. Muitos reclamavam da falta de informações e do calor, já que os aparelhos de ar-condicionado deixaram de funcionar.
Calor também no Santos Dumont
Na tarde de quarta-feira, os aparelhos de ar-condicionado do Aeroporto Santos Dumont apresentaram problema. A saída foi sacar leques da bolsa ou improvisar abanadores com pedaços de papel. Nas lojas do terminal de embarque, como a Dufry e a Sobral, ventiladores de chão amenizavam um pouco o calor. A Infraero, no entanto, informou que o gerador que mantém o equipamento de ar-condicionado ligado apresentou problema às 11h de quarta. Teria sido prontamente consertado, mas às 18h o calor no interior do aeroporto ainda era bastante intenso.
No último domingo, o superintendente do Aeroporto Santos Dumont, Aparecido Iberê de Oliveira, disse que o sistema de refrigeração do terminal havia sido normalizado. Passageiros e funcionários estavam sofrendo com o forte calor desde a meia-noite de quarta-feira, quando foi totalmente desligado. Na ocasião, Oliveira disse ainda que o problema foi provocado por uma peça do sistema que havia quebrado e foi substituída. Foi também alugado um equipamento de refrigeração extra, para garantir a climatização do espaço com mais eficiência durante o verão.
Segundo funcionários, que não quiseram se identificar temendo represálias, o problema se estende há pelo menos um mês. A atendente de uma agência de viagens do aeroporto afirmou que o calorão não melhorou em nenhum momento.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/horas-apos-apagao-passageiros-reclamam-de-excesso-de-calor-no-tom-jobim-7141581#ixzz2GGCypiz9
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário