quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O PT e o fim do Jornal da Tarde



Por Pedro Luiz Rodrigues


O PT não punirá os ‘mensaleiros’, pois “quem aplica o estatuto (do Partido) somos nós”, declara o presidente da agremiação, o deputado estadual por São Paulo, bom mineiro de Pitangui e meu ex-colega de Jornal da Tarde (cuja última edição, aliás, sai hoje), Rui Falcão.
Caro Rui, por falar em Jornal da Tarde, não é mesmo uma pena que aquele belo projeto do final dos sessenta tenha chegado ao fim? Mas, acho, parar de imprimi-lo vai ser como retirar os tubos que vinham retardando artificialmente uma morte que bem poderia ter ocorrido há trinta anos. Esse JT de UTI que vinha existindo desde os anos oitenta não era mais o nosso.
Apesar de tudo, confesso, foi duro ler o anúncio oficial de sua extinção: “O Jornal da Tarde deixará de circular por uma decisão empresarial, tomada para o aprimoramento do foco estratégico do Grupo Estado.” 
A propósito, conversei sobre isso, ontem, com nosso ex-chefe comum e meu amigo, o Dr. Ruy Mesquita. Foi bom lembrar dos velhos tempos, do Murilinho Felisberto, do Ruizito, e de tantos outros amigos e colegas.
Mas estou me desviando do assunto original. 
Volto à sua declaração, publicada na imprensa de hoje, de que o PT nada fará contra os companheiros que acabam de ser condenados pelo mais elevado tribunal do País por corrupção ativa e formação quadrilha para espoliar os cofres públicos. Isso porque esses crimes não se ajustariam especificamente ao que estatutos.
Vejo mesmo que chegou a ser mencionado o inciso XII do artigo 231 do estatuto do Partido, que prevê que a pena de expulsão é aplicável quando ocorra "condenação por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado". É isso que não ficou claro. Os crimes não foram considerados infamantes? Quando a sentença for transitada em julgado o partido vai considerar expulsar os envolvidos nos crimes do chamado “mensalão” ?
Outra coisa que me pareceu imprópria é defender que o José Genoíno (que sempre admirei por sua seriedade e correção) deva assumir a vaga de deputado. Se após a decisão do STF ele saiu do Ministério da Defesa para não causar constrangimentos à Presidente Dilma, não causaria também constrangimento ao PT tê-lo como um parlamentar ativo? Não seria melhor consultar o partido como um todo?
Talvez seja o momento de se pensar novamente no que aconteceu com Jornal da Tarde.
Pessoas cheias de poder vão tomando decisões, sem levar em conta a opinião dos demais. Quando começou a mudar, o JT começou a perder leitores. 
Quando o esquema do mensalão foi descoberto, milhões de pessoas que simpatizavam com o PT por considerá-lo um partido livre de mazelas dessa natureza tomaram o choque e o partido começou a perder eleitores.
O Partido vive um momento-chave para definir o que quer ser para o futuro. 
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário