quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Supremo Tribunal Federal condena oito réus por lavagem de dinheiro no caso do Mensalão do PT



Chumbo na caneta – Na sessão desta quinta-feira (13) do Supremo Tribunal Federal (STF), a maioria dos ministros, durante mais uma etapa do julgamento do Mensalão do PT (Ação Penal 470), condenou oito réus pelo crime de lavagem de dinheiro. Entre os condenados está o publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de ser o operador financeiro do esquema palaciano de cooptação de parlamentares por meio de mesadas.
Condenados foram também os ex-dirigentes do Banco Rural, Kátia Rabello e José Roberto Salgado; o atual vice-presidente da instituição financeira, Vinícius Samarane; os ex-sócios de Marcos Valério, Cristiano de Mello Paz e Ramon Hollerbach, o advogado Rogério Tolentino e Simone Vasconcelos. Os magistrados absolveram por unanimidade Ayanna Tenório, ex-vice-presidente do Banco Rural, absolvida anteriormente na acusação de gestão fraudulenta, não existindo, desta forma, crime precedente para a lavagem de dinheiro.
Pela condenação de Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach votaram os ministros Joaquim Barbosa (relator), Ricardo Lewandowski (revisor), Rosa Maria Weber, Luiz Fux, José Antônio Dias Toffoli, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Gilmar Mendes, Marco Aurélio de Mello, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto (presidente). Os mesmos ministros também votaram pela condenação de Kátia Rabello e José Roberto Salgado. Absolvida pela maioria, Geiza Dias recebeu votos pela condenação dos ministros Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Marco Aurélio.
Pela absolvição de Rogério Tolentino votaram apenas os ministros Lewandowski e Toffoli. Vinícius Samarane contou com dois votos pela absolvição no caso de lavagem de dinheiro: Lewandowski e Marco Aurélio.
  
Link para esta matéria: http://ucho.info/?p=59789

Nenhum comentário:

Postar um comentário