terça-feira, 18 de setembro de 2012

Baixa umidade do ar faz São Paulo entrar em estado de atenção



PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
A Defesa Civil colocou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção nesta terça-feira devido à baixa umidade do ar. Por volta das 10h40, o índice registrado era de 29%. A tendência, no entanto, é que fique em torno dos 20% mais tarde.
As temperaturas também estavam elevadas no horário, oscilando entre 30ºC e 33ºC, dependendo da região. Ontem, a cidade registrou o dia mais quente do inverno, com 33,9ºC. Já hoje, foi registrada a madrugada mais quente da estação, com 21,5ºC.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), já são 62 dias seguidos sem chuva significativa na cidade. É 3º o maior período de estiagem desde 1985, quando os paulistanos ficaram 78 dias na secura. O instituto só considera chuvas significativas a partir de 1 mm de água (um litro de chuva em um metro quadrado).
Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.

Tempo seco em São Paulo

 Ver em tamanho maior »
Apu Gomes - 18.set.12/Folhapress
AnteriorPróxima
Faixa de poluição é vista no céu da região central de São Paulo, onde não chove de forma significativa há 62 dias
Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.
Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.
O calor deve continuar até amanhã, podendo atingir até 35ºC. Apesar disso, os ventos aumentam e o tempo muda na quinta-feira, com a chegada de uma frente fria. Com isso, pode haver chuvas e as máximas não passarão dos 23ºC.
Editoria de Arte/Folhapress
+ CANAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário