quarta-feira, 18 de abril de 2012

Não vamos pagar US$ 10 bi à Repsol, diz vice-ministro argentino



Axel Kicilliof afirmou no Plenário argentino que empresa deve 9 bilhões de dólares ao país - e que a Argentina não será "estúpida" em pagar o que a petrolífera quer

Axel Kicillof, vice-ministro argentino
Axel Kicillof, vice-ministro argentino, afirma que país não deve pagar o valor determinado pela Repsol (Marcos Brindicci/Reuters)
A Argentina não vai pagar à Repsol os 10 bilhões de dólares que a companhia espanhola está pedindo pela expropriação de 51% da petroleira YPF, disse o vice-ministro da economia argentino, Axel Kicilliof, em discurso no plenário nesta terça-feira. Kicilliof afirmou que o governo irá revisar os números sobre o valor de mercado da companhia e ainda acusou os executivos do grupo de manipular os dados de "maneira imprudente".
O vice-ministro, que faz parte do time governista que entrou na empresa para administrá-la no lugar da diretoria espanhola, disse claramente aos demais políticos argentinos que o país não irá pagar os 10 bilhões de dólares que a empresa almeja. "São loucos os que pensam que o estado deve ser estúpido e cumprir com aquilo que a empresa diz", afirmou Kicilliof.
Segundo o jornal argentino Clarín, o governo afirma que os números divulgados pela empresa excluem "informações secretas" que poderiam interferir no valor de mercado da companhia.
Segundo  Kicilliof , a dívida da empresa chega a 9 bilhões de dólares. "Não é que não percebemos que a YPF ia mal, e sim que tivemos paciência com eles". Kicilliof ainda criticou a gestão espanhola por afirmar que os investimentos no país eram incompatíveis com os altos ganhos da empresa.
(Com agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário