quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

'Triângulo da morte' concentra assassinatos em SP; veja mapa

ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO





Atualizado às 18h44.
Mais de mil pessoas morreram assassinadas na cidade de São Paulo no ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Secretaria da Segurança Pública. As estatísticas mostram que, com 1.074 homicídios, praticamente três pessoas foram mortas por dia na cidade.
Editoria de Arte/Folhapress
Clique e compare as informações sobre a violência na cidade de São Paulo
Clique e compare no infográfico interativo todas as informações sobre crimes e violência na cidade de São Paulo
Os maiores números de vítimas estão concentradas nos distritos policiais do Parque Santo Antônio (52), Campo Limpo (51) e Capão Redondo (42), na zona sul, região historicamente violenta que já foi chamada de "triângulo da morte".
Juntos, eles representam 13,5% do total de mortes na cidade em 2011. Apenas uma delegacias não registrou nenhuma vítima de homicídio: o 57º DP (Parque da Mooca), na zona leste.
A diferença do total de vítimas em relação ao número de ocorrências registradas dos 93 DPs da cidade --1.010-- ocorre porque a polícia unifica os registros de casos com mais de uma morte. Uma chacina com três mortos, por exemplo, é anotada como uma única ocorrência.
Além disso, 13 assassinatos foram registrados em delegacias especializadas da capital paulista.
REDUÇÃO
O número de casos de homicídios dolosos (intencionais) caiu 3% no Estado, segundo os dados da secretaria. Foram registrados 4.189 crimes desse tipo em 2011, contra os 4.321 que tinham sido registrados no ano anterior.
De acordo com a secretaria, a taxa de homicídios caiu para 10 por grupo de 100 mil habitantes, o que corresponde a menor já registrada desde a divulgação dos dados da violência, em 1995.
Na capital paulista, o número de casos caiu 14,5% no último ano, chegando a uma taxa de homicídios de 9 por 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário