terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Número de mortos em naufrágio italiano sobe para 11



Costa Concórdia (Andreas Solaro/AFP)
Capitão pode ser indiciado por homicídios e
Equipes de resgate na Itália encontraram nesta terça-feira outros cinco corpos dentro do navio Costa Concordia, elevando o número total de mortos no desastre para 11.

De acordo com os as autoridades, foram encontrados nesta terça-feira os corpos de quatro homens e uma mulher no navio que naufragou após atingir rochas na costa italiana na última sexta-feira.
O correspondente da BBC Matthew Price, que acompanha os trabalhos na ilha de Giglio, nas proximidades de onde o navio naufragou, diz não estar claro se os corpos são de passageiros ou de tripulantes.
No entanto, a Guarda Costeira informa que as vítimas teriam entre 50 e 60 anos e estavam vestindo coletes salva-vidas.
Os corpos foram descobertos perto de um dos pontos de encontro, onde as pessoas foram orientadas a se concentrar em caso de emergência.
Antes do anúncio da descoberta dos cadáveres, autoridades italianas afirmavam que 29 pessoas estavam desaparecidas.
Também na manhã desta terça-feira, foram abertos com explosivos buracos no navio para permitir a entrada de equipes de resgate.
O trabalho de mergulhadores vem sendo prejudicado pelas más condições climáticas.
O Costa Concordia naufragou na costa italiana na noite de sexta-feira, com mais de 4.200 pessoas a bordo, incluindo cerca de mil tripulantes.
O Itamaraty confirmou que 57 brasileiros, entre passageiros e integrantes da tripulação, viajavam no cruzeiro. Todos foram resgatados com vida.

Capitão

Gravações da caixa preta do navio Costa Concordia e de ligações telefônicas, obtidas pela imprensa italiana, indicam que o capitão da embarcação, Francesco Schettino, teria ignorado uma ordem da guarda-costeira italiana para retornar ao navio e coordenar a retirada dos passageiros e tripulantes.
O presidente da empresa operadora do navio responsabilizou Schettino, de 52 anos, pelo acidente, afirmando que ele foi provocado por erro humano.
Schettino foi detido pela polícia italiana no sábado para interrogatório e pode ser indiciado por homicídios e por abandonar o navio.
De acordo com os relatos publicados pela imprensa italiana, em uma conversa com a guarda-costeira, várias horas após o navio se chocar com a rocha que provocou seu naufrágio, Schettino dá respostas evasivas, sugerindo que não estava no controle da retirada dos ocupantes do navio.
"O que você está fazendo? Está abandonando o resgate? Capitão, isto é uma ordem, estou no comando agora. Você declarou 'abandonar o navio'", afirma o oficial da guarda-costeira a Schettino em determinado momento da conversa.
Ao ouvir do oficial que já havia corpos de mortos encontrados, Schettino pergunta quantos e ouve como resposta: "Isso é para você me dizer. O que você está fazendo? Quer ir para casa?", questiona o interlocutor.
Ainda segundo as gravações obtidas pela imprensa italiana, o choque do navio com a rocha teria ocorrido às 21h45 (18h45 de Brasília), mas o capitão somente teria declarado problemas com a embarcação 49 minutos depois.
O primeiro alarme recebido pela guarda costeira teria vindo com a chamada de um passageiro do navio, às 22h06. A guarda-costeira contactou então a tripulação do navio, mas foi informada que havia apenas um problema elétrico.
Em uma entrevista à TV italiana no domingo, Schettino havia afirmado ter sido o último a deixar o navio e disse que as cartas náuticas não indicavam a presença de rochas no local do acidente.
Schettino, que trabalha para a Costa Crociere há 11 anos, se tornou capitão em 2006.

Leia mais sobre esse assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário