sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Satélite russo cai na Sibéria após lançamento



Avaria no terceiro andar do foguete impediu que sonda entrasse em órbita

Um satélite russo de comunicações militares e civis, chamado Meridian, caiu na Sibéria nesta sexta-feira devido a uma falha no lançamento do foguete Soyuz. Segundo as primeiras informações disponíveis, ocorreu uma avaria no terceiro andar do foguete. 

Trapalhada russa

Programa espacial sofre com série de fracassos
Três satélites russos do sistema GLONASS, concorrente russo do americano GPS, caíram no pacífico em um lançamento fracassado.

Insatisfeito com o rendimento da agência, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, demitiu dois altos funcionários da Roscosmos. O puxão de orelha não foi suficiente para segurar o presidente da Roscosmos, Anatoly Perminov, substituído em abril de 2011 por Vladmir Popovkin.

O satélite de comunicação Express-AM4, que seria responsável por serviços de internet e televisão digital para a Rússia e mais 11 países, entrou na órbita errada. Os engenheiros russos perderam contato com a sonda.

A nave de carga Progress-M-12M, que levava mantimentos até a Estação Espacial Internacional (ISS), caiu na Sibéria logo após seu lançamento. 
A agência de notícias Ria Novosti, citando uma fonte militar, afirmou que o aparelho caiu na região de Tiumen, na Sibéria ocidental, perto da cidade de Tobolsk. Não há nenhuma informação sobre eventuais danos materiais ou vítimas.

A Rússia lançou o satélite nesta sexta-feira a bordo de um foguete Soyuz, a partir do cosmódromo militar de Plesetsk, que fica 800 quilômetros ao norte de Moscou. A sonda Meridian seria usada com fins militares e civis, entre outras coisas, para garantir a comunicação entre navios, aviões e infraestruturas terrestres no Ártico.

Maré de azar - Com o fracasso desta sexta-feira, são cinco os lançamentos russos sem sucesso em 2011 de um total de 33, segundo a agência de notícias Interfax. O fiasco anterior ocorreu em novembro, quando a sonda Phobos-Grunt, que devia dirigir-se a uma lua de Marte,ficou presa e perdida em órbita ao redor da Terra

Em agosto, um lançamento sem sucesso de uma nave de abastecimento dirigida à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) paralisou durante três meses as partidas à ISS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário