sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A REPUGNANTE HISTÓRIA DO EMBAIXADOR DO BRASIL NO CHILE NA ÉPOCA DO GOLPE DE 1973!


O Ex-Blog do Cesar Maia experimentou forte guinada à esquerda ao transcrever, extemporaneamente, comentários tendenciosos de Isto É ( 2003 ? )  e da Folha de São Paulo ( ano ? ) sobre o golpe de 1973, no Chile, de que resultou a deposição de Salvador Alende.  A nova postura política do Ex Blog do Cesar Maia é estranha e incoerente, por duas razões, dentre as muitas que poderiam ser citadas:
1 - Cesar Maia, auto exilado no Chile nessa ocasião, foi testemunha ocular da história e deve saber que Alende, por sugestão de seus auxiliares mais próximos, demitiu a ministra da Defesa, que não contava com o apoio dos militares, e convocou para o cargo o general Pinochet, considerado, então, o oficial general mais prestigiado do Exército chileno. E o fez como medida extrema ( no caso, extrema unção ... ), pois seu governo, caracterizado por uma mistura de populismo irresponsável com esquerdismo demagógico (qualquer semelhança com os governos de Lula e Dilma não é mera coincidência),  sofria, já no segundo ano, forte reação popular. Uma greve geral havia paralisado o país e pretendia Alende reprimi-la severamente empregando forças do Exército sob o comando do general Pinochet. Este, por sua vez, ante a gravidade da situação, enfrentou um terrível dilema: atirar nos grevistas ou no governo de Alende.  Optou pela segunda alternativa.
2 – “ O DEM é um partido que tem uma articulação internacional, claramente de Centro. Somos filiados a IDC - Internacional Democrata de Centro. ”  Como  “ de Centro ”, se seu expoente máximo em termos de pensamento político, Cesar Maia, no seu Ex Blog dá uma forte guinada à esquerda ?  
Cesar Maia merece o “ benefício da dúvida ”: não deve ter lido o que foi publicado. Aos interessados em uma versão fidedigna do governo Alende, e ao próprio Cesar Maia, indico a leitura de Guia Politicamente Incorreto da América Latina (Leandro Narloc e Duda Teixeira – Editora Leya) e Manual do Perfeito Idiota Latino Americano (Alvaro Vargas Lhosa, Carlos Alberto Montaner e Plinio Apuleyo – Editora Bertrand Brasil).
BATALHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário