sábado, 24 de dezembro de 2011

Defesa Civil alerta Minas para possibilidade de novos temporais


Já bastante castigados pelas chuvas dos últimos dois meses, os moradores de Minas Gerais devem se precaver contra a ocorrência de temporais neste fim de semana. Segundo a Defesa Civil estadual, a elevação das temperaturas registradas nos últimos dias favorecem a ocorrência de chuvas fortes a partir deste sábado, especialmente nos municípios do sul e oeste do Estado. A temperatura máxima para hoje chega a 36ºC.
Além disso, uma frente fria deve atingir parte da região Sudeste do país ainda neste fim de semana, provocando temporais localizados no Estado. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nas regiões sul e oeste do Estado e no Triângulo Mineiro pode, inclusive, haver queda de granizo até a meia-noite de hoje.
De acordo com a Defesa Civil, 82 municípios foram afetados pelas chuvas no Estado desde outubro. Ao todo, 26 cidades mineiras decretaram situação de emergência. As duas últimas, Braúnas, na região do Rio Doce, e Pará de Minas, na região central do Estado, devido a enchentes e enxurradas causadas pelas chuvas dos últimos dias.
João Godinho-21.dez.11/O Tempo/Folhapress
Rodovia MG-10 fica destruída na altura do km 25 em decorrência das fortes chuvas que atingiram parte de MG
Rodovia MG-10 fica destruída na altura do km 25 em decorrência das fortes chuvas que atingiram parte de MG
A Defesa Civil calcula que, até o momento, 61.731 mil pessoas foram afetadas. Além de dois mortos, as chuvas deixaram 27 pessoas feridas. Os óbitos ocorreram nas cidades de Reduto e Governador Valadares. Ao menos 7.240 pessoas estão desalojadas e 256, desabrigadas. Mais de 1.800 casas foram danificadas e 66, destruídas.
A orientação da Defesa Civil é a de que todas as pessoas estejam atentas a qualquer sinal de perigo, como deslizamento de terra, mesmo que em pequena quantidade; à queda de árvores; trincas ou rachaduras em paredes; ao rebaixamento de pisos; ao volume excessivo de água em terrenos sem cobertura vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário