quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa: Prima de Lula aguarda por cirurgia contra câncer no SUS

Enquanto o ex-presidente gabola, mentiroso e corrupto contador de estórias sobre o SUS é atendido pelo melhor, ou um dos melhores oncologistas de São Paulo, sua prima de 72 anos agoniza num hospital do ABC paulista sem atendimento por falta de materiais adequados para sua cirurgia.


Leiam a reportagem a seguir:


___________________________________________________


terça-feira, 29 de novembro de 2011 7:00


Maíra Sanches 
Do Diário do Grande ABC




A paciente Ana dos Santos Silva, 72 anos, que é prima do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu diagnóstico de câncer na língua e na garganta há cerca de um mês, depois de quatro biópsias. A cirurgia de remoção do tumor, que foi agendada para o dia 23 de novembro no Centro Hospitalar Municipal de Santo André, foi cancelada horas antes de o procedimento começar.
A paciente, que alegava dores e já estava internada em jejum, recebeu alta hospitalar e teve de voltar para casa, na Estrada do Cata Preta, no Parque João Ramalho.
De acordo com a família, o médico responsável pela cirurgia informou que o adiamento foi causado pela falta de materiais cirúrgicos para realizar o procedimento. A Prefeitura negou a informação e declarou que a cirurgia foi transferida por causa da chegada de outros dois casos urgentes no hospital - não especificados pela administração -, que ocuparam os dois leitos na Unidade de Terapia Intensiva disponíveis no dia. A cirurgia foi remarcada para amanhã e a paciente deverá ser internada hoje. "Mas até agora não deram nenhuma garantia", desconfia a filha, Roseane dos Santos Silva, 29.
A Prefeitura considerou a cirurgia como urgente, porém eletiva, podendo ser adiada quando houver necessidade.
A família, revoltada com confusão na marcação de cirurgias, não entendeu a dispensa e espera que desta vez o procedimento seja concluído. "Não concordamos com o que fizeram. O médico dela disse que o caso é grave. Ela não consegue mais falar, se alimenta por sonda e toma remédio para dor todos os dias", disse a filha.
O marido da paciente, o aposentado Manoel Lourenço da Silva, 74, indignou-se pela falta de atenção da equipe médica com a paciente. "Deixaram sem comida e avisaram do cancelamento horas depois. Se pudesse venderia minha casa para ela fazer essa cirurgia."
O irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá, visitou a prima há cerca de um mês e considerou uma "safadeza" o modo que avaliaram o caso. "Chamaram para operar, colocaram outra pessoa na frente e mandaram ela embora", criticou.
EX-PRESIDENTE
Lula atualmente está em fase de tratamento do câncer de laringe, descoberto em outubro. O segundo ciclo de quimioterapia foi realizado na semana passada no Hospital Sírio-Libanês, na Capital.
A expectativa da equipe médica que trata o ex-presidente é de que, a partir de janeiro, ele inicie sessões de radioterapia. O tratamento deverá ser finalizado apenas em fevereiro de 2012 (Colaborou Lucas Kenji).

Nenhum comentário:

Postar um comentário