sábado, 3 de julho de 2010

A PETRALHADA ESTÁ ALVOROÇADA COM A ONDA AZUL

SÁBADO, JULHO 03, 2010

Onda Azul: os números conspiram contra a turma do "já ganhou".

Os números que aparecem por dentro dos números da última pesquisa Datafolha estão dando nítida vantagem para José Serra(PSDB). Omantra de que Lula é quem vai decidir as eleições não está se confirmando na prática, o que deixa os colunistas e blogueiros, tanto os isentos quanto os pagos pelos cofres públicos, bastante nervosos e irritados. O Coturno Noturno selecionou alguns deles para deixar a turma do "já ganhou" ainda mais insegura. Vamos lá?

1.Por educação e gentileza, primeiro as mulheres. O mulherio, por mais esforço que a candidata petista faça no seu discurso, continua preferindo Serra. O tucano ampliou a sua participação no eleitorado lilás de 38% para 45%. A candidata que não desce na garganta das mamães, esposas e trabalhadoras do Brasil caiu de 33% para 30%.

2. Mais sobre estas mulheres maravilhosas: enquanto apenas 33% dos homenas ainda não sabem em quem votar, as mulheres ainda são 51%. Mantendo-se a tendência, basta fazer as contas e nem é preciso incluir o efeito Indio da Costa.

3. 82% já sabem quem o Lula apóia(e não 75%), mas apenas 37% votam na candidata dele.Faltam apenas 18% e, nesta batida, o teto de transferência coloca a candidata no máximo em 45% do eleitorado. E nem venham dizer que 7% acham que Serra e Marina são os candidatos do Lula, porque sempre haverá este percentual de desinformados.

4. Agora, Argentina x Alemanha. Encontrem no Relatório do Datafolha outras más notícias para a turma do "já ganhou". Postem nos comentários. Durante o dia, vamos completando o post, ok?

5. Será que a Argentina já vai sentir hoje o peso da torcida do Lula?

Onda Azul: Serra ganhou 11% de votos em uma semana. Dilma perdeu 9% no mesmo período.

Olhar as diversas pesquisas pelas regiões, conforme este blog vem afirmando, tem o poder de mostrar as grandes distorções entre os institutos. Os erros surgem, mesmo que os números ajeitem-se dentro da imensa margem de erro de 4%, 2% para cima, 2% para baixo, fazendo com que a análise nacional não seja tão prejudicada. Vejam, abaixo(cliquem sobre as tabelas para ampliar), os levantamentos feitos por três institutos, com diferença de 10 dias, nas regiões brasileiras:

Agora, observem o quanto cada candidato perdeu e ganhou na Pesquisa Datafolha, em relação à pesquisa Ibope. Não esqueçam que o Ibope apontou Dilma com 40% e Serra com 35% e que o Datafolha apontou Serra com 39% e Dilma com 37%. Observem que a margem de erro tem outra "fotografia", quando analisada por regiões:

O quadro acima acaba com as bobagens de que a exposição de José Serra à mídia não mudou o quadro eleitoral. Mudou e muito. Crescer 11% pode significar ter ganho 5 milhões de votos. Os mesmos 5 milhões de votos perdidos por Dilma Rousseff.Como se diz lá no Sul, aqui vai um beijo para as moças e um abraço pro gaiteiro, que o baile recém começou.

Onda Azul: Folha aceita a patrulha e praticamente ignora a própria pesquisa.

A pesquisa Datafolha mereceu pouco destaque na Folha de São Paulo. Pressionado, ameaçado e atacado por todos os lados,com denúncias de fraudefeitas pela esgotosfera, o jornal, outrora tão independente, mesmo que de esquerda, virou a seleção brasileira do Dunga: afinou, amarelou, cagou perna abaixo. Os Felipes Melos da Folha são os seus Fernandos colunistas. Hoje um deles pega a pesquisa e afirma que é Dilma quem está com tudo, apesar da liderança de Serra. É como o Kaká dizendo que foram duas falhas da defesa que tiraram o Brasil da Copa, em vez de assumir que foram os erros do ataque, no primeiro tempo, que nos eliminaram. O outro Fernando simplesmente não pega a pesquisa e deixa de comentá-la. Ontem, precisou vir o editor-chefe para escrever uma análise isenta, que foi publicada por Reinaldo Azevedo. Nunca na história deste país a Folha de São Paulo analisou de forma tão superficial e rápida uma pesquisa eleitoral feita pelo próprio Datafolha. O relatório completo já está disponível no site do instituto. Quem quiser conhecer a pesquisa não vai encontrar na Folha de São Paulo, agora escrita em páginas amarelas. Ou vermelhas, se preferirem.

Onda Azul: Serra venceu a máquina lulista de propaganda.

Ontem, este Blog publicava que nunca um governo tinha gasto tanto em publicidade no mês de junho, como este que está terminando. Vamos repetir? Como este governo que está terminando. Leia aqui. Hoje a Folha de São Paulo informa que o governo federal turbinou seus gastos publicitários nos meses anteriores à disputa presidencial de 2010.A média mensal dos valores pagos entre janeiro e junho de 2010 dobrou, em comparação com a média do mesmo período de 2009, 2008 e 2007. Segundo o jornal, a curva suscita dúvida sobre desobediência à Lei Eleitoral. O texto legal exige que a despesa com propaganda oficial no período da pré-campanha, no ano eleitoral, não ultrapasse a "média dos três anos anteriores". A redação da lei é dúbia, o que permite ao governo dizer que a média citada é a anual, não a semestral. Assim, o governo diz que cumprirá a média anual, ao final de 2010. No post de ontem, o Blog dizia que a imprensa não levantava o tema por motivos óbvios, o seu próprio interesse comercial. A Folha de São Paulo fez isso apenas hoje, quando a propaganda passa a ser proibida. Por isso, todas as análises sobre pesquisas ficaram prejudicadas até agora. José Serra(PSDB) enfrentou a máquina de propaganda do Lula e chegou a julho à frente nas pesquisas. Só mesmo a imprensa venal que existe no Brasil para não considerar este fator nas suas análises.

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