quarta-feira, 14 de abril de 2010

COTURNO NOTURNO E A PETRALHADA

QUARTA-FEIRA, ABRIL 14, 2010

Sensus repete em abril mesmos municípios da pesquisa de janeiro. É o padrão Vox Populi fazendo escola.

Em 7 de abril, o Coturno Noturno publicou o post acima. Dito e feito. Aconteceu.

Em janeiro, a Sensus realizou a pesquisa 1.570/2010 para verificar as intenções de voto para presidência da República."2.000 Entrevistas, ponderadas pelas 05 Regiões e para 24 Estados, com o sorteio aleatório de 136 Municípios por representatividade de grupos populacionais".

Agora, em abril, a Sensus realizou a pesquisa 7.594/2010." 2.000 Entrevistas, ponderadas pelas 05 Regiões e para 24 Estados, com o sorteio aleatório de 136 Municípios por representatividade de grupos populacionais."

Os textos em itálico reproduzem o que a própria Sensus postou lá no TSE. O que significará para a Sensus um "sorteio aleatório"?

A primeira pesquisa foi feita para a CNT, Confederação Nacional dos Transportes. A segunda, depois de idas e vindas, acabou sendo para o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo.

Sabem qual é a novidade? A Sensus usou a mesma amostra de municípios. A mesmíssima. Ou é uma grande coincidência que, entre mais de 5.000 municípios, ela tenha obtido o mesmo resultado em um "sorteio aleatório".

Não é novidade. A Vox Populi, outro instituto sob suspeita,também repetiu a mesma amostra de municípios nas duas últimas pesquisas presidenciais.

Os municípios usados pela Sensus, nas duas últimas pesquisas,são:

Campo Alegre/AL, Estrela de Alagoas/AL, Maceió/AL, Manaus/AM, Rio Preto da Eva/AM, Barreiras/BA, Cândido Sales/BA, Cícero Dantas/BA, Feira de Santana/BA, Filadélfia/BA, Itagimirim/BA, Itamaraju/BA, Salvador/BA, Saubara/BA, Vitória da Conquista/BA, Alto Santo/CE, Eusébio/CE, Forquilha/CE, Fortaleza/CE, Solonópole/CE, Umirim/CE, Brasília/DF, Sooretama/ES, Venda Nova do Imigrante/ES, Vitória/ES, Alvorada do Norte/GO, Firminópolis/GO, Goiânia/GO, Palmelo/GO, Caxias/MA, Santa Inês/MA, São Bento/MA, São Luís/MA, São Mateus do Maranhão/MA, Belo Horizonte/MG, Chiador/MG, Conquista/MG, Contagem/MG, Coronel Fabriciano/MG, João Monlevade/MG, Juiz de Fora/MG, Montes Claros/MG, Nanuque/MG, Perdigão/MG, Poços de Caldas/MG, Rio Manso/MG, São João da Mata/MG, São João del Rei/MG, Uberlândia/MG, Campo Grande/MS, Fátima do Sul/MS, Alta Floresta/MT, Cuiabá/MT, Nova Olímpia/MT, Belém/PA, Benevides/PA, Conceição do Araguaia/PA, Marabá/PA, Tailândia/PA, Alagoa Grande/PB, João Pessoa/PB, Teixeira/PB, Afogados da Ingazeira/PE, Barreiros/PE, Garanhuns/PE, Olinda/PE, Paulista/PE, Recife/PE, Terezinha/PE, Batalha/PI, Dom Expedito Lopes/PI, Teresina/PI, Andirá/PR, Bela Vista do Paraíso/PR, Campo Mourão/PR, Curitiba/PR, Londrina/PR, Piraí do Sul/PR, Quatro Barras/PR, Serranópolis do Iguaçu/PR, Araruama/RJ, Campos dos Goytacazes/RJ, Magé/RJ, Niterói/RJ, Nova Iguaçu/RJ, Resende/RJ, Rio de Janeiro/RJ, São Gonçalo/RJ, São José do Vale do Rio Preto/RJ, Goianinha/RN, Natal/RN, Sítio Novo/RN, Ariquemes/RO, Porto Velho/RO, Bagé/RS, Cacique Doble/RS, Carazinho/RS, Caxias do Sul/RS, Dois Irmãos/RS, Novo Hamburgo/RS, Pelotas/RS, Porto Alegre/RS, Sapiranga/RS, Sinimbu/RS, Criciúma/SC, Florianópolis/SC, Governador Celso Ramos/SC, Guaraciaba/SC, Ituporanga/SC, Joinville/SC, Aracaju/SE, Própria/SE, Araçatuba/SP, Arujá/SP, Atibaia/SP, Cachoeira Paulista/SP, Campinas/SP, Carapicuíba/SP, Dumont/SP, Guarujá/SP, Guarulhos/SP, Itapevi/SP, Limeira/SP, Marília/SP, Morungaba/SP, Osvaldo Cruz/SP, Pirassununga/SP, Piratininga/SP, Ribeirão Preto/SP, Santos/SP, São Bernardo do Campo/SP, São João da Boa Vista/SP, São Paulo/SP, Taubaté/SP, Votuporanga/SP e Palmas/TO.

O blogueiro de pesquisas do Estadão afirma que não tem problema você pesquisar a mesma cidade, a mesma rua, talvez a mesma casa. O blogueiro do Estadão só pensa em fazer média. Média de todas as pesquisas. Ou média com os institutos. Com isso, um grande veículo de comunicação passa recibo para uma palhaçada destas.

Trapaceiros.

Da Folha Online:

O PSDB protocolou nesta quarta-feira uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o instituto Sensus. Pesquisa do instituto, encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo), apontou ontem empate técnico na corrida presidencial entre o tucano José Serra (32,7%) e a petista Dilma Rousseff (32,4%) -- resultado mais apertado já obtido entre os dois candidatos até agora. Segundo Ricardo Penteado, advogado do PSDB e da campanha de Serra, o instituto Sensus desrespeitou o prazo legal de cinco dias entre o registro da pesquisa no TSE e a divulgação dos resultados. A pesquisa foi registrada inicialmente no último dia 5 em nome do Sindecrep (sindicato de trabalhadores em concessionárias de rodovias). No entanto, diz Penteado, após a Folha ter revelado que a entidade negava a encomenda ao Sensus, houve o registro, no dia 9, de um outro sindicato como autor do registro, o Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo).
....................................................................
Embarcando em São Paulo. Até às 21 horas, já em Floripa.

O PT e o Risco Dilma.

Sabe o que é um partido ter um presidente com 80% de aprovação e transferir esta popularidade toda para os aliados? Não ter candidatos a governador em grande parte do país? Diminuir o número de senadores, cedendo vagas para antigos adversários? Murchar? Definhar? Sabe o que é, agora que seria a hora de crescer e se consolidar, um partido ser obrigado a apostar tudo em uma candidatura presidencial que não passa nenhuma confiança? Tudo isso em nome de uma aliança com o PMDB que, como sempre, na hora H, vai apoiar quem estiver na frente? O PT enfrenta o seu Risco Dilma. Não vai eleger presidente e vai perder completamente a força na maioria dos estados. Minas Gerais já deu o seu grito de independência e vai peitar o PMDB. Quer ter candidato próprio. Não tem tranca de ferro para esta porta arrombada. Quem viver, verá.

Dilma com problemas em 15 estados. Só?

Segundo o Estadão, a ânsia do PT em trair os seus aliados gera problemas para os palanques da candidata em 15 estados do país. Vale o slogan consagrado: PT na aliança, o outro dança. O PSDB enfrenta pequenas resistências em apenas três estados, isto forçando a barra. Santa Catarina, por exemplo, citada como problema, terá um palanque forte do DEM e do próprio PSDB, para onde o partido for. Sobra para Dilma trair o PT ou o PMDB. Se quiser o PMDB, terá que fazer Ideli Salvatti desistir da sua candidatura, aceitando ser vice do candidato peemedebista, um sem-voto que não tem a mínima chance de chegar ao segundo turno. Ou botar a paulista radicada em Santa Catarina a concorrer ao Senado contra Esperidião Amin e Luiz Henrique da Silveira, ex-governadores, os dois virtualmente eleitos. Santa Catarina é só esperar e não ter pressa. No Rio, depende apenas de acertar o nhem-nhem-nhem entre César Maia(DEM) e Fernando Gabeira(PV). Brasília, por fim, tem 1% dos votos do país e também pode esperar. Vamos ter muito twitter da Dilma nas próximas semanas.

PT mineiro segue Dilma e trai PMDB.

Somente o PMDB do Sarney, do Renan e do Temer ganham com esta aliança. O resto, dança.

Após se irritar com a fala de Dilma em que ela não descartou uma associação informal com o candidato do PSDB ao governo mineiro, Antonio Anastasia, o senador Hélio Costa (PMDB-MG) expôs ontem sua surpresa e insatisfação com a decisão do PT mineiro de realizar prévias para a escolha de seu candidato na disputa estadual. Estão na briga pela vaga o ex-prefeito Fernando Pimentel e o ex-ministro Patrus Ananias.- Estávamos trabalhando pelo entendimento em Minas. Mas, a cinco meses da eleição, quando achávamos que estávamos caminhando para esse entendimento, o PT anuncia que vai realizar prévias. Se elas acontecerem, vai ser difícil haver um acordo. Com o racha da base governista, será mais difícil derrotar o candidato do ex-governador Aécio Neves, além de colocar em risco a campanha de Dilma no estado - advertiu Hélio Costa, ex-ministro das Comunicações, que deixou o cargo para disputar o governo mineiro.Hélio Costa demonstrou que está se sentindo traído, mas não quis adiantar como isso poderá refletir na decisão do diretório estadual na convenção nacional para oficializar a aliança com o PT.- Minas não tem mar, mas assistimos a uma tsunami. Acho que estão tentando brincar de Tiradentes com o meu pescoço - desabafou Costa.Inconformado, o ex-ministro anunciou que já começou a conversar com os demais partidos da base governista no estado, para tentar viabilizar sua candidatura. Entre eles estariam PR, PDT, PMN e PCdoB:- O PMDB não pode ficar refém de uma disputa interna (no PT). Estou procurando todos os partidos governistas. Só não conversei com o PSDB, onde tenho uma excelente relação com o ex-governador Aécio Neves, e o DEM. Leia mais aqui.

Turma da Dilma veta aumento dos aposentados.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse há pouco que o Ministério vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o veto a qualquer proposta aprovada pelo Congresso Nacional, que conceda um reajuste maior que 6,14% aos aposentados e pensionistas do INSS, que recebem acima de um salário mínimo. Segundo ele, o reajuste de 6,14% já garante o ganho real aos beneficiários do INSS. ATurma da Dilma continua dando risadas da cara dos aposentados brasileiros. Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário